Associações apresentam nova fase de campanha por publicidade responsável

Publicado em 02/12/2020

A proximidade das festas de final de ano e o consequente aumento no consumo de produtos e serviços, com destaque para os presentes de Natal, são uma oportunidade de alerta sobre a responsabilidade de empresas anunciantes e agências na elaboração de campanhas responsáveis, especialmente nos produtos e serviços destinados a crianças e adolescentes. Para estimular campanhas responsáveis, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral), com o apoio do Sindepat e de outras 19 associações, lançam a segunda etapa da ação “Com publicidade responsável não se brinca”.

Voltada para as redes sociais, como a primeira campanha, lançada em setembro e concluída em 12 de outubro, a nova ação tem foco em posts que apresentarão exemplos práticos de como aplicar as normas no desenvolvimento das comunicações. A ação tem início hoje e o foco é nas campanhas voltadas às festas de final de ano, alertando anunciantes e agências para a elaboração de campanhas éticas, de acordo com as regras que regem a comunicação de produtos e serviços para adolescentes. O primeiro dos 24 posts fala sobre o apelo imperativo na comunicação, como pode ser visto na imagem acima.

“Temos uma longa agenda voltada ao tema comunicação responsável. Essa iniciativa é um dos pontos principais dela”, diz a presidente da Abral, Marici Ferreira. As associações que apoiam a iniciativa assinaram um manifesto que cita os objetivos e finalidade da campanha, destacando a relevância do Brasil, atualmente sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente, composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, ou os Estados Unidos, com 15.

“Reconhecida a maior vulnerabilidade da criança no mundo do consumo, são legítimas as preocupações da sociedade, em geral, e dos anunciantes, em particular, com o conteúdo e repercussão de toda e qualquer campanha publicitária para divulgar produtos e serviços destinados ao público de crianças e adolescentes”, defende a presidente da ABA, Sandra Martinelli.

Abaixo, a íntegra do manifesto:

“Depois de um ano desafiador, as festas de final de ano tendem a ter seu significado reforçado, com a tradição da troca de presentes ganhando ainda mais importância, já que as famílias passaram boa parte do ano afastadas e precisarão manter os cuidados diante do risco de contágio.

É fundamental que as empresas anunciantes, com o apoio das agências, desenvolvam suas campanhas de maneira responsável e de acordo com as inúmeras regras que regem a comunicação de produtos e serviços de produtos destinados a crianças e adolescentes.

Para garantir que essa comunicação seja feita de maneira ética e respeitosa, a Associação Brasileira de Anunciantes (ABA) e a Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens (Abral) trazem a público a segunda edição da campanha “Com publicidade responsável não se brinca”, uma série de 24 posts baseados nas regras do Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária (Conar), trazendo exemplos práticos de como aplicar as normas no desenvolvimento de campanhas e peças.

A comunicação de produtos destinados a crianças e adolescentes é legal e está sob a égide de um modelo jurídico misto, avançado e eficiente. Somos regidos por um arcabouço jurídico hoje composto por 22 normas que regem o tema, mais do que o Reino Unido, com 16 normas, e os Estados Unidos, com 15. Além disso, a regulamentação existente hoje está presente tanto na Constituição Federal como no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), no Código de Defesa do Consumidor (CDC) e no Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária (Conar), que cumpre com grande competência seu papel, com regras aplicáveis a todos os anunciantes, justamente com o objetivo de regulamentar a publicidade, inclusive a de produtos destinados às crianças.

A primeira edição da campanha se encerrou no Dia das Crianças tendo tido destaque nos canais da WFA (World Federation of Advertisers), organização global que é a voz dos profissionais de marketing em todo o mundo. A WFA defende comunicações de marketing sustentáveis e conecta os maiores proprietários de marcas do mundo e associações de anunciantes nacionais em mais de 60 mercados, reunindo dezenas de milhares de marcas em nível local.

O objetivo das campanhas é o de estimular a reflexão em relação ao consumo e os hábitos saudáveis de modo geral, lembrando sempre que qualquer comunicação publicitária deve estar claramente identificada, sendo vetado o merchandising dirigido à criança. As normas do Conar não atrapalham a efetividade da comunicação dos produtos, serviços e marcas, e sim agregam valor a eles. Com isso, o consumidor se sente respeitado. Num mundo cada vez mais conectado, a publicidade tem um papel no financiamento do conteúdo de qualidade para todos os públicos. Para isso, não podemos brincar com nossa responsabilidade de garantirmos campanhas éticas e dentro das regras.

As entidades signatárias orientam seus associados a divulgarem as normas entre todos os seus colaboradores envolvidos na produção de peças cujo objetivo seja divulgar produtos e serviços destinados ao público de crianças e adolescentes e a aplicarem as orientações do Conar de maneira rigorosa. Dessa maneira, garante-se uma comunicação ética e respeitosa, que faz jus ao papel virtuoso da publicidade em nossa sociedade.

1. ABRAL – Associação Brasileira de Licenciamento de Marcas e Personagens

2. ABA – Associação Brasileira de Anunciantes

3. ABAP – Associação Brasileira de Agências de Publicidade

4. ABEP – Associação Brasileira das Empresas de Pesquisas

5. ABERT – Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão

6. ABIA – Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação

7. ABOOH – Associação Brasileira Mídia Out Of Home

8. ABRACOM – Associação Brasileira das Agências de Comunicação

9. ABRADI – Associação Brasileira de Agentes Digitais

10. ABRINQ – Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos

11. ACB – Associação dos Cartunistas do Brasil

12. Adibra – Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil

13. AMPRO – Associação de Marketing Promocional

14. ANER – Associação Nacional de Editores de Revistas

15. ANJ – Associação Nacional de Jornais.

16. APP – Associação dos Profissionais de Propaganda

17. CNCOM – Confederação Nacional da Comunicação Social

18. FENAPRO – Federação Nacional das Agências de Propaganda

19. IAB – Interactive Advertising Bureau