Ministério do Turismo participa do IAAPA Attractions em Orlando

Publicado em 24/11/2017

Entidade coordenou intensa agenda durante a IAAPA Expo, quando o Ministro do Turismo Marx Beltrão e sua equipe fizeram uma imersão em Orlando, para melhor conhecerem o setor de Parques Temáticos e Atrações.

Dando continuidade ao intenso relacionamento institucional do SINDEPAT junto ao Ministério do Turismo e buscando fornecer fatos e argumentos que comprovem a importância do setor de Parques Temáticos e Atrações na movimentação do turismo mundial, a entidade coordenou uma intensa agenda de trabalho e visitas técnicas durante a IAAPA Expo 2017, maior evento do setor, para o Ministro do Turismo, Marx Beltrão, seus dois assessores, Mauricio Rasi e Rafael Luisi, e o Coordenador de Comunicação, Bruno Fernandes.

Além da delegação brasileira, o SINDEPAT coordenou também, simultaneamente, a participação da delegação Argentina, que contou com a participação do Subsecretário de Investimentos Turísticos da Argentina, Ramiro Alem.

A ida do Ministro à IAAPA se deu como consequência do convite do Chairman da Associação Mundial, Greg Hale, durante a vinda dele ao Brasil para palestrar durante o Seminário ocorrido em Brasília meados de agosto, também coordenado pelo SINDEPAT com apoio do MTur. Além disso, mostra a relevância que o Ministro tem dado ao pleito apresentado pelo SINDEPAT, que tem como objetivo a isenção do imposto de importação e classificação como bens de capital dos equipamentos para parques.

Foram organizadas visitas aos bastidores de parques de duas grandes potências do segmento: Walt Disney World e Universal Studios. Aos serem guiados pelo backstage dos parques, incluindo um tour pela famosa passagem subterrânea do Magic Kingdom, puderam ter dimensão da grandeza e da complexidade desta indústria. Foram impactados com uma infinidade de cifras e números: de funcionários diretos e indiretamente envolvidos na operação, dos valores de impostos arrecadados à cidade de Orlando, de turistas recebidos, de investimentos realizados anualmente para a revitalização constante de seus atrativos, de investimento em tecnologia para garantir cada vez mais uma melhor experiência aos visitantes.

Foi possível, com esta agenda, provar e comprovar o quão impactante é um parque e atração no giro da economia e geração de empregos de um destino. Foram abordadas informações desde a movimentação de toneladas de roupas para lavanderia, até insumos de A&B para abastecimento dezenas de lanchonetes e restaurantes dentro dos empreendimentos.

Além da visita aos bastidores dos principais parques e de poderem conhecer suas as novas atrações dos mesmos, o Ministro e sua equipe participaram da Cerimônia de Abertura do Evento, quando tiveram acesso a números da indústria mundial, além de se relacionarem com os principais players presentes no evento.

O Ministro teve oportunidade de andar pela exposição e encontrar vários fornecedores, e assim, entender a complexidade de produção de cada equipamento necessário à revitalização e modernização constante do setor.

A delegação também participou do almoço da América Latina, quando presenciou os debates sobre os gargalos e problemas enfrentados na região pelo setor.

Encerrando a participação oficial do Ministério na agenda proposta pelo SINDEPAT, foi realizada uma reunião, com a participação do Ministro Marx Beltrão e equipe, a Associação Argentina de Parques e o representante do Ministério de Turismo da Argentina, diretores do SINDEPAT e da ADIBRA, além dos Srs. Greg Hale e Doug Stagner, da IAAPA.

No encontro, foram discutidos especialmente assuntos relacionados ao pleito apresentado pelo SINDEPAT ao MDIC, referente à isenção do imposto de importação e classificação como bens de capital para os equipamentos para parques. Por se tratar de um pedido que deve ser aprovado, de modo unânime, em reunião técnica no âmbito do Mercosul, a articulação junto aos demais países do grupo para apoiar o pleito é fundamental.

Neste sentido, o Ministro Marx convidou os presentes a participarem da reunião de Ministros do Turismo do Mercosul, que será realizada dia 07/dezembro em Maceió, como forma de fortalecer o pedido de apoio ao pleito junto aos Ministros dos outros países.

DESTAQUE

Ainda em virtude da participação do Ministro no evento da IAAPA, tivemos uma importante divulgação num dos principais veículos on-line de comunicação dos EUA. O HuffPost, um dos maiores veículos de notícias online, com 22,910,627 UVM (unique visitors monthly), divulgou um artigo em que o Ministro fala sobre grande potencial do setor de Parques e Atrações no Brasil, bem como dos esforços do Governo em melhorar o ambiente de negócios.