Parques e atrações turísticas realizam DNPD 2021 na próxima semana

Publicado em 03/12/2021

Em 1992, 3 de dezembro foi declarado pela Organização das Nações Unidas como o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A celebração tem o objetivo de promover debates e reflexões acerca das pessoas com deficiências, conscientizando a sociedade para a necessidade de oportunidades iguais a todos. Depois de um ano de interrupção, por conta da pandemia de Covid-19, o SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas), com o apoio da Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações), volta a promover a semana do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência (DNPD), que chega a sua 11ª edição.

A partir da próxima segunda-feira, dia 6, parques e atrações turísticas associados às entidades abrem suas portas para receber, gratuitamente, pessoas com deficiências. Com mais de 20 parques e atrações engajados, a expectativa é de que cerca de 10 mil pessoas com deficiências e seus acompanhantes participem das visitas. “Estamos muito felizes com o rápido engajamento que conseguimos de nossos associados, que prontamente aceitaram nosso convite para celebrar o DNPD neste ano”, diz o presidente do SINDEPAT, Murilo Pascoal. “O DNPD é uma das ações sociais desenvolvidas pelo SINDEPAT da qual nos orgulhamos muito, porque é uma oportunidade, para muitos, de conhecerem os parques pela primeira vez.”

Nesta edição, as visitas ganham o reforço de uma série de lives realizadas pelo Grupo Cataratas, gestor de empreendimentos como o Parque Nacional do Iguaçu (PR), o AquaRio e o BioParque do Rio, ambos no Rio de Janeiro. A transmissão será pelas redes sociais do Grupo Cataratas e seus parques. “Quando o DNPD foi criado, tínhamos dois objetivos claros. Primeiramente, levar alegria e criar memórias positivas nas pessoas com deficiências, mostrando que nossos parques e atrativos turísticos estão prontos para recebê-los”, diz a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “Em segundo lugar, mas tão importante quanto, estava a necessidade de colocar as pessoas com deficiências na pauta do dia, contribuindo com a promoção da inclusão no setor de lazer e entretenimento”, completa.

COMO FUNCIONA

Cada parque ou atração turística escolhe um dia para comemorar o DNPD. Em seguida, os associados contatam instituições e ONGs com atuação junto a pessoas com deficiências, convidando-as a participarem das comemorações. A entrada é gratuita e cada parque ou atração é responsável pelas atividades oferecidas aos visitantes e seus acompanhantes.

Para ampliar o número de pessoas atendidas, alguns parques e atrações optaram por celebrar a data em mais de um dia, como o Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC), que realizará a ação durante toda a semana. No Rio de Janeiro, o BioParque e o AquaRio também receberão convidados quatro dias da semana. Já o Valparaíso Adventure Park, do Maranhão, oferecerá entrada gratuita às pessoas com deficiência e até dois acompanhantes no próximo dia 9, com agendamento prévio.

Mais de 60 instituições serão atendidas nesta edição do evento. Entre elas estão a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), de diferentes municípios; Associação Amor Pra Down; Associação de Pais de Pessoas Especiais (APPE), de Aquiraz; AACD; Casa André Luiz; ONG Olhares Autismo em Foco; NeuroKids; Instituto Anjo Azul; AMA Litoral SC; Instituto Multiplicando; Associação de Deficientes Visuais de Itajaí e Região etc.

Conheça os parques/atrações com participação confirmada neste ano:

Dia 6 (segunda-feira)

AquaRio (RJ); BioParque do Rio (RJ); Bondinho Pão de Açúcar (RJ); FG Big Wheel (SC); Oceanic Aquarium (SC); Parque Unipraias (SC); Tauá Atibaia (SP); Wet´n Wild (SP)

Dia 7 (terça-feira)

Alpen Park (RS); AquaRio (RJ); Beach Park (CE); BioParque do Rio (RJ); Blue Park Foz (PR); Oceanic Aquarium (SC); Paineiras-Corcovado (RJ); Playcenter Family (SP); Playland Osasco (SP)

Dia 8 (quarta-feira)

AquaRio (RJ); Beto Carrero World (SC); BioParque do Rio (RJ); Oceanic Aquarium (SC)

Dia 9 (quinta-feira)

AquaRio (RJ); BioParque do Rio (RJ); Hot Park (GO); Magic City (SP); Oceanic Aquarium (SC); Paineiras-Corcovado (RJ); Valparaíso Adventure Park (MA)

Dia 10 (sexta-feira)

AquaRio (RJ); BioParque do Rio (RJ); Oceanic Aquarium (SC); Parque da Mônica (SP); Turismo Itaipu (PR)

Sobre o SINDEPAT – Fundado em 2003, o Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil. Representamos e defendemos os interesses do setor juntos aos Poderes Legislativos e Executivo, imprensa e mercado, buscando estabelecer bases sólidas para o crescimento contínuo dos negócios (www.sindepat.com.br).

Fotos do DNPD de 2019 podem ser acessadas aqui: