Sindepat tem novo associado no Paraná

Publicado em 12/08/2020

Criado em 1953, o Parque Vila Velha, primeiro parque estadual do Paraná, é o novo associado Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT). A área de conservação tem mais de 38 quilômetros quadrados, sendo famosa por suas formações rochosas milenares, de arenito, pelas furnas e pela Lagoa Dourada. O parque foi concedido à iniciativa privada em fevereiro deste ano, quando o Governo do Estado do Paraná passou a gestão à Soul Vila Velha, empresa do grupo Soul Parques, pelos próximos 30 anos.

O Parque Vila Velha, com sede em Ponta Grossa, é o terceiro associado SINDEPAT no Paraná, onde também estão o Parque Nacional do Iguaçu e o parque aquático Blue Park, ambos em Foz do Iguaçu. Desde o início da gestão da Soul Vila Velha, o parque já ganhou um novo restaurante e em breve será aberta uma loja de souvernir. O centro de visitantes também foi reformado e os ônibus que fazem o traslado dos visitantes aos três principais atrativos do parque foram revitalizados, além de terem sido instaladas câmeras de segurança e internet wi-fi nos pontos de maior visitação.

Em setembro, o parque ganha circuito de arvorismo com tirolesa, rota de 22 quilômetros para cicloturismo e a restauração da ponte sobre o rio Quebra Perna. O projeto da concessionária do parque prevê ainda incremento nas atividades turísticas oferecidas na área de conservação, com novas atrações de lazer e entretenimento.

Segurança

O Parque Vila Velha possui o selo Turismo Responsável, do Ministério do Turismo, e as visitas deverão ser retomadas em setembro, dentro das novas normas de segurança sanitária. Todos os visitantes deverão utilizar máscaras faciais, a temperatura será aferida no centro de visitantes, dispensers de álcool em gel já foram espalhados em diversos pontos do parque, especialmente nos pontos de ônibus para uso no embarque/desembarque. A permanência nos mirantes terá tempo limitado e capacidade reduzida, garantindo o distanciamento de pelo menos um metro e meio entre os visitantes. A previsão de reabertura é em 4 de setembro.

A concessionária Soul Vila Velha é uma empresa do grupo Soul Parques, holding 100% brasileira que existe para transformar espaços públicos e privados em lugares únicos. Formada pelos sócios fundadores do Grupo Cataratas, pioneiros no Brasil em concessão de parques nacionais, a Soul Parques desenvolve e executa projetos de parceria público-privada e de terceirização de serviços para operações de turismo, lazer e cultura.

O SINDEPAT, que completou 17 anos no mês passado, reúne hoje 38 associados, entre os principais parques e atrações turísticas do Brasil. A diretora executiva do SINDEPAT, Carolina Negri, destaca a importância do associativismo, especialmente em momentos como a atual crise desencadeada pela pandemia do novo coronavírus. “Trabalhamos juntos na elaboração dos protocolos de segurança sanitária, defendemos os interesses dos parques e atrações junto aos Poderes Legislativo e Executivo e nos unimos a outras associações do setor nos pleitos comuns”, diz. “Individualmente, seria muito difícil para os representantes do poder público ouvirem cada associado. Mas, como associação, nos fortalecemos na defesa dos interesses e necessidades desse segmento do turismo”, completa.

Sobre o Parque Vila Velha

Endereço: Rodovia BR-376, Km 515, s/n, Ponta Grossa – PR