Trem do Corcovado

Rua Cosme Velho 513
Rio de Janeiro - RJ

É impossível imaginar uma viagem ao Rio de Janeiro sem uma visita ao Cristo Redentor. Localizado no alto do Morro do Corcovado, o monumento é a imagem brasileira mais conhecida no mundo. Todos os anos mais de 600 mil pessoas são levadas ao Cristo Redentor pela centenária Estrada de Ferro do Corcovado, o passeio turístico mais antigo do país. Inaugurado em 1884 pelo Imperador D. Pedro II, o Trem do Corcovado já levou Papas, Reis, Príncipes, Presidentes da República, artistas e cientistas. É também um passeio ecológico. O trem atravessa a maior floresta urbana do mundo: o Parque Nacional da Tijuca, um pedaço da mata atlântica que é considerado um exemplo de preservação da natureza. E quem viaja pela Estrada de Ferro do Corcovado ajuda a manter a floresta: o trem é elétrico e, por isso, não polui. Além disso, parte da arrecadação da bilheteria é destinada ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) para conservação da mata.

A Estrada de Ferro do Corcovado foi a primeira ferrovia eletrificada do Brasil. Inaugurada em 1884, é mais antiga do que o próprio monumento do Cristo Redentor. Aliás, foi o trem que, durante quatro anos consecutivos, transportou as peças do Cristo.

A estação do trem do Corcovado é uma das construções mais antigas e bonitas do Cosme Velho e por isso é tombada pelo Patrimônio Histórico. O primeiro passageiro ilustre a subir o Morro do Corcovado de trem foi Dom Pedro II -Imperador do Brasil -, que inaugurou a Estrada de Ferro em 9 de outubro de 1884. O trem, na época a vapor, foi considerado um milagre da engenharia por percorrer 3.824 metros de linha férrea, em terreno totalmente íngreme.

Principais Atraes

·         Monumento do Cristo Redentor

·         Paineiras

·         Parque Nacional da Tijuca

·         Estrada de Ferro Trem do Corcovado (centenária)

Onde Fica

Cosme Velho - Rio de Janeiro / RJ

Informaes Adicionais

·         Horário de Funcionamento - das 8:30h às 18:30h, saídas a cada meia hora.

·         Duração da viagem - cerca de 20 minutos.

·         Preço da passagem - R$ 36,00 (inclui ida e volta) / Crianças até 5 anos no colo não pagam e até 12, pagam R$ 18,00.

·         Aceita Cartões de Crédito American Express, Visa, Visa electron, Diners e Mastercard.

·         Capacidade para 360 passageiros por hora

·         Velocidade da subida do term - 15 km/h