Bondinho do Pão de Açucar

Av Pasteur, 520
Rio de Janeiro - RJ

 

Dados do empreendimento

O Complexo Turístico Pão de Açúcar funciona diariamente das 08h às 21h. A bilheteria encerra suas atividades às 19h50.
Os bondinhos partem a cada 20 minutos ou quando atingem sua capacidade máxima (até 65 pessoas). O trajeto de cada trecho dura 3 minutos.
O Complexo dispõe de elevadores para pessoas portadoras de necessidades especiais e banheiros adaptados no Morro da Urca e no Morro do Pão de Açúcar.
No anfiteatro, localizado no Morro da Urca, um vídeo institucional conta a história desde a construção do teleférico, esse vídeo é exibido diariamente das 9h às 18h.

Complexo Turístico Pão de Açúcar

 O Pão de Açúcar é hoje o símbolo da cidade do Rio de Janeiro. Mas isso é apenas um dos aspectos importantes que o passeio vai, aos poucos, revelando. A beleza natural, vista do alto, já foi contada em verso e prosa por diversos autores nacionais e estrangeiros, e até virou cartão postal, tornando-se a identidade visual da cidade para o mundo inteiro.
 Esta experiência inesquecível é proporcionada pelo famoso Bondinho, único no mundo cujas faces são totalmente transparentes, permitindo ao visitante que está dentro dele deslumbrar-se com a visão de 360º da “Cidade Maravilhosa”, e a quem está de fora, a impressão de ver um diamante que se projeta no espaço.
 O passeio tem como cenário 360º de paisagens deslumbrantes, como as praias do Leme, Copacabana, Ipanema e Flamengo; Pedra da Gávea, o imponente maciço da Tijuca e o Corcovado, com a imagem do Cristo Redentor; Baía da Guanabara, com a enseada de Botafogo; Centro da Cidade; Aeroporto Santos Dumont; Ilha do Governador; Niterói; Ponte Rio-Niterói; e, ao fundo, a Serra do Mar, com o pico "Dedo de Deus".
 Já na entrada do Complexo Turístico o visitante encontra uma maquete do Pão de Açúcar, onde poderá observar, antes do passeio, cada recanto em detalhe e a escultura “Tributo à Maquina Antiga”, uma obra de arte realizada utilizando as engrenagens e polias do 1º sistema teleférico, que funcionou durante 60 anos.
 Na década de 80 toda a área verde foi reconstituída, através de um programa ecológico da Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar nas encostas dos morros, com a extirpação do incendiário capim colonião.
 A "Operação Vegetação", como se denominou o programa de reflorestamento, cobriu uma área de 100 mil metros quadrados, onde foram plantadas 20 mil mudas de árvores ornamentais e frutíferas, além de ter sido elaborado todo o enriquecimento paisagístico – com mudas originárias do Jardim Botânico. Foi reconstituída a fauna local, com a soltura de espécimes apreendidas em feiras pelo Departamento Geral de Recursos Naturais Renováveis.
 Os morros ganharam de volta quaresmeiras, palmeiras, antúrios, begônias, orquídeas e samambaias, dentre uma série de outras espécies. A floresta tropical que ressurgiu trouxe micos, coleiros, sanhaços, sabiás, e outros pássaros.
 O Complexo Turístico Pão de Açúcar tem tudo em matéria de diversão e lazer para adultos e crianças, junto a uma das mais belas paisagens do mundo. 

 

Principais Atraes

Morro da Urca

  • Exibição do filme “ Uma história de Amor ao Rio”
  • Painel Geológico
  • Exposição Maquinário e Bondinho Antigo
  • Trilha para caminhadas ecológicas
     

Morro do Pão de Açúcar

  • Bosque área de pic nic
  • Pôr do sol
  • Montanhismo
Onde Fica

A estação inicial do Bondinho do Pão de Açúcar está localizada na Avenida Pasteur 520, na Praia Vermelha – Urca - Rio de Janeiro. Nesta estação encontra-se instalado um terminal de acesso a informações turísticas na internet, prestando qualquer esclarecimento que um visitante necessite.

Informaes Adicionais

Como chegar: O acesso à estação de embarque da Praia Vermelha é fácil e bem servido pelos meios de transporte público.

 

  • Ônibus:  Do Centro, 107; de Copacabana, 511; de Botafogo, 512; do Jardim Botânico, 512;
  • De Metrô: Saltar na estação Botafogo e pegar o ônibus 512 em Botafogo.
  • De carro: Estacionamento público.
  •  

Funcionamento: O Bondinho funciona 365 dias por ano. Alta estação: janeiro, fevereiro, julho, novembro e dezembro.

 

  • Horário de funcionamento da bilheteria: Das 8h às 19h50

Para seu conforto, na Praia Vermelha existem 5 bilheterias para atendimento ao público, sendo a bilheteria 3 preferencial para gestantes, idosos e pessoas com crianças de colo, dificuldade de locomoção ou portadores de deficiência física.

No período de alta estação a Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar disponibiliza uma sexta bilheteria para atendimento especial aos guias de turismo, visando agilidade no atendimento e maior conforto para todos os visitantes.
 

Horário de funcionamento do Bondinho:

 

  • Linha 1 – das 8h10m às 20h para subir e o último bondinho descendo é às 21h
  • Linha 2 – das 8h20m às 20h20m para subir e o último bondinho para o Morro da Urca é às 20h40m

Em ambas as linhas, os intervalos das viagens são de 20 minutos, ou quando for alcançada a capacidade máxima, que é de até 65 passageiros.
 

Horários especiais:

 

  • No dia 24 de dezembro as bilheterias funcionam das 8h00m às 11h50m e o Complexo Turístico encerra suas atividades às 13h.
  • No dia 31de dezembro as bilheterias funcionam das 8h00m às 16h50m e o Complexo Turístico encerra suas atividades às 18h.

Em dias de eventos noturnos o Complexo Turístico pode encerrar suas atividades mais cedo. Recomendamos consultar nosso site ou entrar em contato por telefone.

Clima: Tropical com temperatura média anual de 24ºC.

Voltagem: 110/220V.

Áreas cobertas e não-cobertas: Por se tratar de um complexo de montanhas e sendo a vista uma das principais atrações, todas as áreas de mirante são descobertas, exceto as estações de embarque/desembarque e as áreas destinadas a eventos.

  • Recomenda-se proteger a pele contra os raios ultra-violeta, utilizando protetor solar.
  • Em condições operacionais técnicas e climáticas desfavoráveis (ventos acima de 65 km) a Cia. Caminho Aéreo Pão de Açúcar poderá paralisar temporariamente a operação.
  • Face à altitude, o clima do alto dos morros pode mudar rapidamente, comprometendo temporariamente a visibilidade.

 

Idade mínima para entrada no Complexo Turístico: Não existe restrição de idade. Crianças abaixo de 12 anos: só é permitida a entrada acompanhadas dos responsáveis. Em função da altura dos morros, recomenda-se atenção às pessoas com problemas relacionados à altitude.

Alimentos e bebidas: Na Praia Vermelha, Sorvete Brasil – Sorvetes de sabores exóticos e frutas naturais. Eleito pelo júri da Revista Veja o melhor do Rio. Nos Morro da Urca e Morro do Pão de Açúcar – Cafeteria e Lanchonete – Salgados, refrigerantes, cafés, sanduíches e lanches rápidos.

Serviços:

 

Lojas

  • AMSTERDAM SAUER – No Morro do Pão de Açúcar, veja as mais lindas jóias feitas com pedras preciosas, com garantia internacional. A linha de jóias
Aes Sociais

Projeto Gratuidade para Escolas Públicas e Entidades Filantrópicas

A CCAPA concede gratuidade nos ingressos para a ida de crianças ao complexo. As escolas ou entidades que tiverem interesse de levar seus alunos devem agendar a visita, anualmente, a partir do mês de janeiro.  O Bondinho oferece 65 ingressos para cada uma das instituições. Os passeios são realizados de segunda a sexta-feira, exceto no período de férias escolares. Este projeto é desenvolvido desde 1975. No ano de 2007, cerca de 9 mil crianças foram atendidas.

Projeto de Doações a Entidades Filantrópicas e Culturais

O projeto visa auxiliar, financeiramente, entidades que atuam nas áreas de saúde, educação, justiça, geração de trabalho e renda e desenvolvimento cultural. Após a análise dos projetos recebidos, a CCAPA define as entidades que serão beneficiadas. As doações são realizadas obedecendo aos critérios de incentivo estabelecidos na Lei nº 9.249 de 26/12/1995.

Projeto Auxílio Educação


A Companhia subsidia anualmente a aquisição de material escolar e uniformes para filhos de funcionários. O benefício é oferecido aos menores com idade entre 03 e 16 anos e que estiverem matriculados em escolas públicas ou particulares.
feitas com pedras preciosas, com garantia internacional. A linha de jóias

 

Eventos Especiais

Reveillon – Há dois anos consecutivos, o Morro da Urca promove uma das mais badaladas festas de fim de ano, em um dos principais cartões-postais nacionais. A festa conta com vários ambientes, pista de dança, lounges, Dj´s, grupo musical conhecido , vista 360º para a queima de fogos do Rio de Janeiro, buffet completo e open bar.

 Verão do Morro - Iniciado em novembro de 2007, o projeto musical levou Morro acima cerca 50 mil pessoas nos 23 shows realizados desde 23 de novembro de 2007 até 23 de fevereiro de 2008. A novidade principal foi a utilização do Espaço Baía de Guanabara, área coberta com estrutura metálica que faz referência as formas do Morro da Urca e do Pão de Açúcar. O local serviu como palco para apresentação de pocket shows de artistas que surgem no cenário musical brasileiro.

 Arraial com Monobloco  - O Morro da Urca no mês de julho é palco para uma animada festa junina com decoração temática , barraquinhas com comidas típicas, além de muita música e gente bonita. O evento Arena Morro da Urca traz como principal atração o grupo Monobloco, em uma  realização do Bondinho Pão de Açúcar em parceria com a Original Produções e Produções Cariocas. 

 

Galeria de Fotos
Bondinho Po de Acar
Bondinho Po de Acar
Bondinho Po de Acar
Busca Rpida
de Associados
Atrações Turísticas
Parques Temáticos
 
Imprimir       Enviar por e-mail