[30/11/2017]

SINDEPAT se reune com os Ministros do Mercosul

Por Assessoria SINDEPAT

Em reunião coordenada pelo MTUR e organizada exclusivamente para o encontro dos Ministros do Mercosul com a Diretoria do SINDEPAT, na qual estiveram presentes Alain Baldacci (presidente), Murilo Paschoal e Fernando Sousa (diretores), foram apresentados aos Ministros de Turismo do Brasil, da Argentina, do Uruguai e do Paraguai, além do presidente da Embratur, dados da importância do setor de parques e atrações no mundo, citando exemplos como Orlando, e vários países asiáticos que estão em pleno desenvolvimento turístico graças à implantação destes atrativos, bem como o grande impacto causado pela incidência do imposto de importação para aquisição de novos equipamentos, além da importância de se classificar corretamente tais produtos como bens de capital, e não bens de consumo, como o são hoje.

Todos os Ministros, mesmo depois de terem assinado a declaração de apoio, reiteraram, verbalmente, o apoio ao pleito conduzido via SINDEPAT e solicitaram ao SINDEPAT a coordenação de eventos similares ao seminário de Brasília, nos seus países, com o intuito de se mostrar a importância deste setor nos respectivos mercados sul-americanos.

O caminho para materialização das conquistas

As duas conquistas acima mencionadas se dão na sequência de duas importantes realizações que o SINDEPAT coordenou este ano, a realização do Seminário A Importância dos Parques Temáticos para o Turismo (ago/17, em Brasília), com apoio do MTur, e a participação do Chairman da IAAP Greg Hale, e a consequente ida do Ministro Beltrão e equipe, além de uma comitiva brasileira e argentina e à IAAPA Expo, em novembro passado, para Orlando.

Estes quatro importantes passos, dados ao longo deste ano, certamente marcam a história do setor de parques temáticos e atrações turísticas brasileiros.

Agradecimentos

Agradecimentos à toda Diretoria e Conselho do SINDEPAT pelo apoio constante às ações desenvolvidas, especialmente à Murilo e Fernando, que estiveram em Maceió para representar o setor neste momento importante.

Agradecimento ao presidente da Embratur Vinicius Lummertz, que não tem medido esforços para inserir os parques temáticos na promoção internacional do Brasil.

Um agradecimento mais do que especial ao Ministro do Turismo, Marx Beltrão, que durante a última reunião do Conselho Nacional de Turismo do ano, recebeu elogios de diversos conselheiros, que destacaram sua persistência no combate a vários gargalos estruturais que há décadas estavam sem solução e coibiam o desenvolvimento do turismo brasileiro. O SINDEPAT é um testemunho da sua atuação prática e enérgica junto às entidades de classe na eliminação definitiva de diversas barreiras. Inseriu o setor no programa Brasil + Turismo, propôs modificações na Lei Geral do Turismo, além do apoio fundamental para realização de todas as ações acima descritas, com atos concretos de sua equipe, a qual aproveitamos para agradecer nas pessoas de Mauricio Rasi, Darse Ferreira, Rafael Luisi e Bruno Bernandes, por sempre auxiliarem em todos os processos necessários em cada etapa. O SINDEPAT se une aos demais Conselheiros no reconhecimento da eficiência do Ministro e sua equipe, que certamente deixam um grande legado ao turismo do Brasil.

Sigamos em frente, rumo à esperada vitória definitiva em prol de um melhor ambiente de negócios, propício ao desenvolvimento do setor de parques temáticos e atrações turísticas no Brasil.