[14/07/2011]

Parques temticos e atraes tursticas investem R$ 400 milhes em melhorias

Por Assessoria de Imprensa

Impulsionados pelo atual momento econômico e as boas oportunidades que regem o turismo brasileiro, parques temáticos e atrações turísticas prevêem investimentos na ordem de R$ 400 milhões até o ano de 2015. Os recursos serão utilizados na construção de novas atrações e melhorias na infraestrutura dos empreendimentos. De acordo com o Sistema Integrado de Parques Temáticos e Atrações Turísticas (Sindepat), esse progresso acompanha o aumento de renda e a exigência dos consumidores.

Passado o período de estagnação do setor, vivido entre 2000 e 2008, nos últimos três anos parques temáticos e atrações turísticas tiveram um bom avanço, injetando cerca de R$ 100 milhões na compra de novos equipamentos, a fim de aumentar o número de visitantes, atrair novos públicos e, consequentemente, promover a cultura de visitação aos empreendimentos entre as famílias brasileiras.

Para Alain Baldacci, presidente do Sindepat, o atual momento econômico do Brasil beneficia muito o segmento, oferecendo às empresas grandes oportunidades de evolução. “Todas essas melhorias estão programadas para acompanhar a exigência dos consumidores. Crescer e proporcionar a melhor opção de diversão ao público brasileiro é o que todos nós queremos e estamos lutando para isso”, diz.

Financiamentos e linhas de crédito menos onerosas, facilidades para a importação de equipamentos e novas campanhas promocionais e comerciais são o tripé para que o setor se desenvolva, segundo Baldacci. “Continuamos precisando de apoio governamental para a solução dos gargalos ainda existentes, como as altas taxas de imposto de importação de equipamentos, a grande taxa tributária e a atual legislação trabalhistas que não flexibiliza e não se adapta as atividades sazonais do setor.”

Em comparação aos Estados Unidos e países da Europa, a indústria de parques e atrações é relativamente nova no Brasil, porém com grande potencial para aquecer economias locais e aumentar o índice de empregos. O segmento é responsável pela geração de 90 mil empregos, diretos e indiretos, principalmente por oferecer a oportunidade da primeira profissão para muitos jovens. Só na última década, o setor conquistou excelentes oportunidades para o nicho, o principal deles foi o reconhecimento dos parques e atrações como instrumento turístico e a inserção deles na Lei Geral do Turismo.

Atualmente, o Sindepat conta com 17 associados localizados em diversas regiões do país. Recentemente, Ma-noa Park, do Rio Grande do Norte, Complexo Turístico de Itaipu, do Paraná, e Vale Verde Parque Ecológico e Alambique se uniram a instituição. “Estamos trabalhando fortemente, junto ao governo e ao trade turístico, para ampliar a representatividade do nosso segmento. Todas as regiões do Brasil contam com grandes e importantes empreendimentos. Ainda temos muito que conquistar, mas estamos no caminho certo”, finaliza Baldacci.

Sobre o Sindepat: O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 17 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Hopi Hari, Magic City, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Vale Verde Parque Ecológico e Alambique em Minas Gerais, Cataratas do Iguaçu e Complexo Turístico de Itaipú no Paraná; Hot Park em Goiás, Mirabilandia em Pernambuco e Ma-noa no Rio Grande do Norte.

Mais informações para a imprensa:
Lucia Faria Inteligência em Comunicação
Tatiane Oliveira - tatiane@luciafaria.com.br
Fone: (11) 3277-8891 ramal 22 ou (11) 9463-3865

Últimos Releases
[25/11/2013] 4 DNPDP
Parques abrem suas portas gratuitamente para receber 20.000 pessoas com deficincias no dia 02 de Dezembro
[23/11/2012] 3 DNPDP
Parques Temticos e Atraes Tursticas vo receber gratuitamente pessoas com deficincia
[4/5/2012] 5 Dia Nacional da Alegria rene 33 mil crianas carentes
Ao de responsabilidade social realizada anualmente pelo Sindepat contou com a participao de 44 empreendimentos em todo o Brasi
[4/5/2012] Crescimento e futuro de parques e atraes tursticas debatido