[08/12/2011]

Parques temticos e atraes tursticas recebem 18 mil pessoas com deficincia

Por Assessoria de Imprensa

Parques temáticos e atrações turísticas recebem 18 mil pessoas com deficiência em dia especial

Celebridades e autoridades apóiam ação de responsabilidade social realizada pela segunda vez pelo Sindepat

Uma data que ficará marcada para sempre na história de parques temáticos e atrações turísticas. Doze empreendimentos do setor, de todo o Brasil, abriram gratuitamente e juntos receberam cerca de 18 mil pessoas com deficiência, vindas de aproximadamente 200 instituições, previamente inscritas. A ação, que aconteceu no último dia 29 de novembro, fez parte do 2º Dia Nacional de Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações (DNPD), considerado um importante movimento de inclusão de pessoas com deficiência.

Idealizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) em parceria com a Associação das Empresas de Parques de Diversões do Brasil (Adibra), o DNPD teve como objetivo ressaltar a importância da acessibilidade e promover a visitação de pessoas com deficiência em complexos de lazer, além de oferecer momentos de total alegria, descontração, conforto, tranquilidade e segurança.

Para receber os visitantes, os empreendimentos tiveram uma programação exclusiva e ofereceram sem custo a todos os participantes passaporte para as atrações e muitos deles lanches e refrigerantes. Participaram da ação: O parque aquático Wet n’ Wild e os temáticos Hopi Hari, Playcenter, O Mundo da Xuxa no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina e Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro, Hot Park em Goiás e Complexo Turístico de Itaipu no Paraná.

O padrinho oficial do evento foi o cartunista Maurício de Sousa, que inclusive cedeu gratuitamente a utilização da imagem de seu  personagem Luca, um menino cadeirante, para compor a logo do DNPD. Além dele, a ação ganhou como padrinhos o atleta paraolímpico Daniel Dias, no Playcenter, a atriz Bianca Rinaldi, no Hopi Hari, o grupo Negritude Jr., a apresentadora Janaína Jacobina e a ex-BBB Janaína do Mar, em O Mundo da Xuxa, entre outros.

O DNPD também contou com o apoio institucional da Embratur, do deputado federal Romário, que prestigiou a data visitando o Trem do Corcovado, e autoridades nos diversos locais onde a ação se desenvolveu. Os humoristas do Casseta e Planeta e o ator Luciano Szafir também contribuíram com a ação gravando vídeos  sobre a importância do DNPD, que foram divulgados nas redes sociais e sites dos empreendimentos.

“Realizar uma atividade como essa é a forma que empreendimentos do setor encontraram para realçar a importância da inclusão social e da acessibilidade no País, além de proporcionar momentos inesquecíveis a todos os participantes, sejam visitantes ou colaboradores dos parques e atrações”, afirmou Alain Baldacci, presidente do Sindepat. No ano passado, a primeira edição do DNPD reuniu aproximadamente 12 mil pessoas, vindas de 150 instituições, em nove parques e atrações turísticas de todo o Brasil. O que comprava um crescimento 50% no número de participantes. “O aumento de participantes já na segunda edição do DNPD é uma excelente notícia e mostra a importância de brasileiros especiais, por muitas vezes recebe a atenção devida em nosso País”, finaliza Baldacci.

Sobre o Sindepat: O Sindepat surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 17 associados de nove Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado. Entre os empreendimentos associados estão Hopi Hari, Magic City, Playcenter, O Mundo da Xuxa e Wet n’ Wild no Estado de São Paulo; Beach Park no Ceará; Alpen Park no Rio Grande do Sul; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Vale Verde Parque Ecológico e Alambique em Minas Gerais, Cataratas do Iguaçu e Complexo Turístico de Itaipu no Paraná; Hot Park em Goiás, Mirabilandia em Pernambuco e Ma-noa no Rio Grande do Norte.

Mais informações para a imprensa:

Lucia Faria Inteligência em Comunicação

Tatiane Oliveira – tatiane@luciafaria.com.br

Fone: (11) 3277-8891 ramal: 22 e (11) 9463-3865

Últimos Releases
[25/11/2013] 4 DNPDP
Parques abrem suas portas gratuitamente para receber 20.000 pessoas com deficincias no dia 02 de Dezembro
[23/11/2012] 3 DNPDP
Parques Temticos e Atraes Tursticas vo receber gratuitamente pessoas com deficincia
[4/5/2012] 5 Dia Nacional da Alegria rene 33 mil crianas carentes
Ao de responsabilidade social realizada anualmente pelo Sindepat contou com a participao de 44 empreendimentos em todo o Brasi
[4/5/2012] Crescimento e futuro de parques e atraes tursticas debatido