[23/11/2012]

3 DNPDP

Por Assessoria SINDEPAT

Empreendimentos localizados em diversos Estados irão participar do 3º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas no próximo dia 03 de Dezembro de 2012, às 11:00 horas no Parque Aquático Wet’n Wild em Itupeva – SP, data em que se comemora o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência.

Adotado pela Assembléia Geral da ONU em 1982, o dia  03 de Dezembro  tornou-se uma data comemorativa internacionalmente, desde 1998, com o objetivo de promover uma maior compreensão dos assuntos concernentes à deficiência e para mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e o bem estar, além de aumentar a consciência dos benefícios que a inclusão sugere em aspectos sociais, culturais, políticos e econômicos.

É pensando no direito ao bem estar físico e psicológico da pessoa que apresenta uma deficiência e que, parques temáticos e atrações turísticas podem sim proporcionar esta inclusão, que no próximo dia 03 de Dezembro às 11:00 horas, no Parque Aquático Wet’n  Wild, acontecerá o 3º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD).

Idealizada pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), O DNPD foi lançado oficialmente em 03 de dezembro de 2009, no parque temático HopiHari, e teve como fonte de inspiração o trabalho da deputada estadual Célia Leão, madrinha nacional da ação, com atuante militância na área social e na luta pelos direitos das pessoas portadoras de deficiência. Naquela ocasião o parque recebeu cerca de 8 mil portadores de necessidades especiais de 82 instituições localizadas em 23 municípios.

No próximo dia 03/12/2012, os empreendimentos associados irão abrir suas portas, simultaneamente, para receber de forma gratuita, entidades que atendam a pessoas com deficiência e que foram previamente cadastradas e selecionadas.  Com programação especial para a data, os parques também irão oferecer, sem nenhum custo, a todos os participantes passaportes para as atrações, além de  lanches e refrigerantes.

O apoio das instituições é fundamental para o sucesso deste 3º  DNPD. “Para garantir um maior conforto e total segurança durante o evento, todas as pessoas com deficiências estarão acompanhadas de alguém indicado pela instituição, um amigo, família ou monitor”, diz Alain Baldacci, presidente do SINDEPAT. Além disso, os empreendimentos contarão com a ajuda de voluntários, devidamente treinados e capacitados para auxiliar no atendimento aos presentes.

Cabe salientar que muitos parques e atrações já possuem programas de atendimentos específicos às pessoas com deficiência e/ou necessidades especiais. “Isso facilitou a decisão de se criar uma data em que todos pudessem realizar a atividade no mesmo dia. A realização desse evento, em sua terceira edição,  proporciona a todos os empreendimentos a oportunidade de aprimorar cada vez mais seus serviços e promover a esse tipo de visitante uma estadia com total segurança e diversão”, finaliza Baldacci.

Além da madrinha a Deputada Célia Leão, o evento também conta com um padrinho oficial que  é o cartunista Mauricio de Sousa, que inclusive cedeu gratuitamente o personagem “Luca”, um menino cadeirante, para compor a logo do DNPD. Além deles cada empreendimento participante contará com a presença de uma autoridade, artista ou atleta que apadrinhará a ação. Participam: HopiHari, O Mundo da Xuxa, Magic City e Wet’n Wild no Estado de São Paulo; Mirabilandia em Pernambuco, Alpen Park no Rio Grande do Sul, Beach Park no Ceará;Ma-Noa Park no Rio Grande do Norte; Beto Carrero e Unipraias em Santa Catarina; Bondinho do Pão de Açúcar e Trem do Corcovado no Rio de Janeiro; Hot Park em Goiás, Complexo Turístico de Itaipu e Cataratas do Iguaçu no Paraná e Parque Ecológico Vale Verde em Minas Gerais.

Sobre o Sindepat: O SINDEPAT surgiu em 2003 como fruto da união dos principais parques temáticos e atrações turísticas do Brasil. Atualmente conta com 18 associados de dez Estados brasileiros dando suporte institucional e político a cada associado.

Últimos Releases
[25/11/2013] 4 DNPDP
Parques abrem suas portas gratuitamente para receber 20.000 pessoas com deficincias no dia 02 de Dezembro
[23/11/2012] 3 DNPDP