Notícias

12ª edição do DNPD amplia datas e deve receber mais de 15 mil pessoas

Publicado em 28/11/2022

Idealizado pelo Sindepat, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas já reúne mais

de 20 empreendimentos participantes neste ano

 

Em sua 12ª edição, o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) deve contar com a participação de mais de 20 empreendimentos entre os dias 5 e 9 de dezembro. Uma das principais ações sociais promovidas pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), o DNPD tem novidades neste ano. Além de contar com o apoio da Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações), a próxima edição ganha também o reforço da Apasg (Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha).

“É uma alegria ampliar o número de parceiros no DNPD. Nosso objetivo, quando idealizamos o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas, era atender o maior número de pessoas com deficiências nos parques e atrações associados, abraçando a inclusão e garantindo a todos o direito à diversão”, conta a presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri.  

Além do novo apoiador, o 12º DNPD amplia as datas possíveis para esta mobilização. “No início, realizávamos o DNPD em uma única data, próxima a 3 de dezembro, quando é celebrado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, data criada pela Organização das Nações Unidas”, conta Carolina. “Muitos parques não conseguiam promover o evento na data sugerida e, por isso, ampliamos para uma semana de realização, com cada associado escolhendo o melhor dia para realizar a ação. Agora, o DNPD cresce um pouco mais, com ações ocorrendo além da semana proposta. O objetivo é o maior engajamento dos parques e atrativos e, para isso, entendemos que a flexibilização é muitas vezes necessária”, explica, apontando os Bondinhos Aéreos de Canela (RS), que receberam cerca de 170 pessoas com deficiência em 16 de novembro, e o BioParque do Rio, que começa a ação no domingo, 4 de dezembro, como exemplos.

Mais de 20 parques e atrações têm participação confirmada na ação deste ano, que deve atender mais de 15 mil pessoas. “Muitas crianças, jovens e adultos com deficiências têm a primeira oportunidade de visitar um parque ou atração turística por meio dessa ação, por isso nosso interesse é contar com cada vez mais participantes. As parcerias com a Adibra e a Apasg têm esse objetivo: ampliar a capacidade e capilaridade de ação do DNPD”, acrescenta Carolina. No DNPD, parques e atrações recebem gratuitamente pessoas com deficiências físicas ou intelectuais para um dia de muita diversão, em atividades programadas pelos parques.

Para aumentar o número de pessoas atendidas, alguns associados participarão de mais de um dia da ação. É o caso do Oceanic Aquarium, de Balneário Camboriú (SC), que realizará o evento durante toda a semana de 5 a 9 de dezembro. O Hot Beach Olímpia, no interior de São Paulo, ampliará nesta edição sua participação, promovendo o DNPD nos próximos dias 6, 7 e 8. No Rio de Janeiro, o BioParque também realizará o evento durante dois dias, como o AquaRio, que, no domingo, 11, terá ainda a Sessão Azul, evento que cria condições mais adequadas para a visita de pessoas autistas.

 

Abaixo, o calendário prévio de realização da 12ª edição do DNPD*

(* Mais parques e atrações poderão confirmar participação nos próximos dias)

 

12º Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas

Realização: Sindepat

Apoio: Adibra e Apasg

 

16/11

Bondinhos Aéreos Canela (RS)

 

4/12

BioParque do Rio (RJ)

 

5/12

Alpen Park (RS)

Trem do Corcovado (RJ)

Oceanic Aquarium (SC)

AquaRio (RJ)

BioParque do Rio (RJ)

 

6/12

Barretos Country (SP)

Hot Beach Olímpia (SP)

Oceanic Aquarium (SC)

BioParque do Rio (RJ)

AquaRio (RJ)

 

7/12

Beto Carrero World (SC)

Parque da Mônica (SP)

Valparaíso Adventure Park (MA)

Magic City (SP)

Parque Bondinho Pão de Açúcar (RJ)

Playcenter Family (SP)

Playland Osasco (SP)

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Hot Beach Olímpia (SP)

Oceanic Aquarium (SC)

 

8/12

Aldeia das Águas (RJ)

Parque Unipraias (SC)

Paineiras Corcovado (RJ)

FG Big Wheel (SC)

Hot Park (GO)

Beach Park (CE)

Parque Nacional do Iguaçu (PR)

Oceanic Aquarium (SC)

Hot Beach Olímpia (SP)

 

9/12

Parque Vila Velha (PR)

Oceanic Aquarium (SC)

 

11/12

AquaRio (RJ) 

 

12/12

Wet´n Wild (SP)

últimas Notícias

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way