Notícias

Com mais de 30 parques e atrações confirmados, DNPD 2023 acontece de 4 a 8 de dezembro

Publicado em 23/11/2023

Idealizado pelo SINDEPAT, Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas é convite à inclusão e ganha apoio institucional do Ministério do Turismo neste ano

 

A 13ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD) será realizada entre 4 e 8 de dezembro próximo. Mais uma vez, os parques e atrações turísticas associados ao SINDEPAT e aos parceiros na ação – Adibra e Apasg – irão receber, gratuitamente, pessoas com deficiências para um dia de muita diversão. Mais de 30 parques e atrações já estão confirmados nesta edição. “Quando criamos o DNPD queríamos mostrar que os parques e atrações turísticas são espaços de diversidade e inclusão. Todos têm direito ao lazer e à diversão”, defende a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri.

Idealizador do movimento, o SINDEPAT estimula seus associados a convidarem ONGs e associações que atendem pessoas com deficiências para levarem as pessoas aos parques e atrações, abraçando a inclusão. “Convidamos nossos associados a participarem da ação, anual, e é uma grande alegria ver que, a cada ano, mais empreendimentos desejam participar, como é o caso do recém-associado Parque Nascente Azul, que já abraça a ação”, diz Carolina.

Pela primeira vez o movimento terá o apoio institucional do Ministério do Turismo. “É uma alegria contar com o Ministério do Turismo apoiando o DNPD. Acreditamos que esse apoio poderá ampliar a visibilidade do DNPD, estimulando cada vez mais empreendimentos a se envolverem na ação”, diz a presidente executiva do SINDEPAT. Parques e atrações de mais de 20 cidades, de pelo menos dez Estados, já confirmaram participação no DNPD 2023.

“Ações como o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações, promovido pelo SINDEPAT, vão ao encontro do que o Ministério do Turismo busca: um país mais diverso e inclusivo em sua oferta turística”, diz o ministro do Turismo, Celso Sabino.

A edição 2022 reuniu mais de 30 parques e atrações turísticas participantes em 13 Estados brasileiros. Juntos, os parques atenderam mais de 15 mil pessoas com deficiência e seus acompanhantes, em parceria com mais de 65 instituições e ONGs que promovem a inclusão. “O DNPD é um movimento que leva alegria para seus participantes, mas que tem ainda o objetivo de convidar à reflexão e à conscientização para a inclusão”, destaca Carolina.

 

Sobre o DNPD

Realizado anualmente desde 2010, o DNPD ocorria inicialmente em apenas um dia, próximo a 3 de dezembro, quando se celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para que mais parques e atrações pudessem participar da ação, o movimento foi ampliado de um dia para uma semana de realização. Cada parque ou atração escolhe um dia da semana para promover a ação, que em 2020 não foi realizada por conta da pandemia. 

Confira a lista dos parques e atrações confirmados até o momento no DNPD 2023:

Confira a lista dos parques e atrações confirmados até o momento no DNPD 2023:

Parque/Atração

Data

Local

 

 

 

Aldeia das Águas

7/12

Barra do Piraí/RJ

Alles Park

7/12

Pomerode/SC

Arca Parque

8/12

Trindade/GO

AquaRio

4, 5, 7, 8 e 10/12

Rio de Janeiro/RJ

Beach Park

5/12

Aquiraz/CE

Beto Carrero World

6/12

Penha/SC

BioParque do Rio

4 a 10/12

Rio de Janeiro/RJ

Blue Park

5/12

Foz do Iguaçu/PR

Bondinhos Aéreos Canela

6/12

Canela/RS

FG Big Wheel

7/12

Balneário Camboriú/SC

Hot Beach Olímpia

6/12

Olímpia/SP

Hot Park

7/12

Rio Quente/GO

Magic City

4/12

Suzano/SP

Oceanic Aquarium

4 a 8/12

Balneário Camboriú/SC

Paineiras Corcovado

8/12

Rio de Janeiro/RJ

Parque Bondinho Pão de Açúcar

6/12

Rio de Janeiro/RJ

Parque Capivari

7/12

Campos do Jordão/SP

Parque da Mônica

6/12

São Paulo/SP

Parque Nacional do Iguaçu

5/12

Foz do Iguaçu/PR

Parque Nascente Azul

6/12

Bonito/MS

Parque Unipraias

4/12

Balneário Camboriú/SC

Parque Vila Velha

6/12

Ponta Grossa/PR

Playcenter Family

6/12

São Paulo/SP

Playland Osasco

6/12

Osasco/SP

Pop Haus

7/12

São Paulo/SP

Roda Rico

1/12

São Paulo/SP

Tauá Aquapark Atibaia

4/12

Atibaia/SP

Turismo Itaipu

6/12

Foz do Iguaçu/PR

Valparaíso Adventure Park

7/12

Paço do Lumiar/MA

Wet´n Wild

4/12

Itupeva/SP

 

Programação sujeita a alterações

Sobre o SINDEPAT

O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas foi fundado em 2003 pelos principais parques e atrações do Brasil. O SINDEPAT é uma associação sem fins lucrativos que representa e defende os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. O objetivo é estabelecer bases sólidas para um contínuo e saudável crescimento dos negócios no País, contribuindo para o desenvolvimento do turismo brasileiro. Site: www.sindepat.com.br.

 

 

Para fotos da edição 2022, acesse: https://sindepat.com.br/galeria/dia-nacional-da-pessoa-com-deficiencia-em-parques-e-atracoes-dnpd-edicao-2022

últimas Notícias

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way