Notícias

Leia o discurso da presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri, na Sessão Solene do Senado

Publicado em 25/08/2023

Excelentíssimo senador Eduardo Girão, presidente da sessão, em nome de quem cumprimento todos os parlamentares e autoridades que nos acompanham nesta data festiva, muito obrigada.

É uma honra para mim estar nesta Casa representando nosso SINDEPAT na celebração de seus 20 anos. No final do ano passado, nos propusemos a criar um livro comemorativo de nossas duas décadas, lançado em março, no nosso SINDEPAT Summit, e que vocês receberão hoje aqui. Uma publicação que, além de contar a história de desafios e conquistas desses 20 anos, reúne o início do nosso setor de parques e atrações, inicialmente fora do Brasil e, a partir do século 19, também por aqui.

Essa pesquisa também mostrou o quão resiliente, adaptável e criativo é o setor de parques e atrações turísticas no Brasil. Ele é formado por visionários empreendedores, como vocês puderam ver nas falas de todos os empresários que me antecederam. Além de empreender, muitos deles dedicam parte de seu tempo, voluntariamente, para olhar para o setor, seus desafios e necessidades, para além de seus próprios negócios. Esse é o espírito associativo. E aqui aproveito para agradecer a todos os nossos associados por essa dedicação, com menção especial aos membros do nosso Conselho.

A importância econômica e a relevância social do setor de parques e atrações foram intensamente apresentadas aqui. Esse é nosso trabalho, no SINDEPAT. Conscientizar a todos que, além de diversão, somos empregos, renda, educação e cultura. Somos capazes de levar desenvolvimento econômico a regiões desprovidas de indústrias e fazemos isso de forma sustentável e responsável, porque essa é parte da matriz do nosso negócio. Para muitos, o ambiente, o cenário natural, a paisagem... são essas as matérias-primas de seus parques. Estimular o turismo e incentivar o setor é assegurar o progresso sustentável do País.

Seguimos nesse trabalho de conscientização e no enfrentamento aos desafios que se apresentam. Neste ano, vemos avançar, por fim, uma das antigas demandas não apenas dos parques e atrações turísticas, mas de todo setor produtivo do Brasil. Estou falando da Reforma Tributária.

A simplificação da tributação brasileira é uma necessidade imperiosa para todos os setores. O regime brasileiro é excessivamente complexo e gera dúvidas até no bom pagador. Isso afasta investimentos e encarece toda e qualquer operação. Uma simplificação racional e justa pode beneficiar a todos. Tivemos um passo importante, quando a Câmara dos Deputados teve a sensibilidade de ouvir o setor turístico e previu a possibilidade de um regime diferenciado, com possibilidade de redução de alíquota para parte do turismo. Infelizmente, não foi abarcada a integralidade da indústria turística, o que pode ser corrigido aqui.

Precisamos ser competitivos. Países que incentivam o turismo apresentam seus resultados e têm nessa indústria um relevante pilar de suas economias. Temos tudo para sair do potencial futuro e sermos a realidade do presente. Assim, pedimos especial atenção desta Casa na análise da Reforma Tributária. Nosso setor pode e quer contribuir para o desenvolvimento de um Brasil cada vez mais justo e com opções equânimes. Queremos manter os investimentos projetados e ampliá-los. Somos uma indústria que vive de inovação, não poderíamos deixar de reinvestir.

Precisamos do apoio dos senhores, pois como prevê o Artigo 180 da nossa Constituição Federal, A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios promoverão e incentivarão o turismo como fator de desenvolvimento social e econômico. E aqui encerro manifestando nossa sincera gratidão pela parceria que estivemos construindo nestes 20 anos, ao parlamento brasileiro, ao nosso Ministério do Turismo, que nasceu no mesmo ano do SINDEPAT, aos nossos fundadores, a todos os associados parceiros, às entidades do trade que caminham junto conosco.

Vamos seguir em frente juntos. Temos muito a contribuir com nosso turismo e nosso Brasil!