Notícias

Parque Ibirapuera e Cânions Verdes são novos associados SINDEPAT

Publicado em 06/06/2023

Ambos têm gestão da Urbia Parques, concessionária criada em 2019

 

O parque Ibirapuera, na capital paulista, e o parque natural Cânions Verdes, que engloba os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, são os mais novos associados do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT). Ambos têm gestão da Urbia Parques, concessionária que atua na preservação do patrimônio histórico e ambiental.

“É uma grande alegria contar com dois ícones do turismo nacional entre nossos associados. O Parque Ibirapuera é um cartão-postal de São Paulo, frequentado por seus moradores, mas que atrai visitantes de muitos outros destinos”, diz a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “Já os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, no Rio Grande do Sul e Santa Catarina, estão entre os mais belos parques naturais do Brasil. Sob a gestão da Urbia Parques, ambos têm recebido melhorias importantes para exercerem o papel de indutores do desenvolvimento turístico em suas localidades”, completa.

Criada em 2019, a Urbia Parques é uma concessionária de gestão de parques urbanos e naturais, com o propósito de contribuir com o desenvolvimento humano e proporcionar lazer, entretenimento e cultura juntos à natureza. Além disso, é objetivo da Urbia zelar pela variedade de locais históricos nas unidades administradas e das áreas verdes, ao mesmo tempo em que promove práticas sustentáveis. Como uma empresa que faz parte do Grupo Construcap, a Urbia pretende ser referência, com uma administração focada em desenvolvimento sustentável, cidadania, preservação e conservação do ambiente natural e eficiência operacional.

"A associação da Urbia ao SINDEPAT fortalece ainda mais as ações da empresa, que se une a uma rede de apoio que é referência no Brasil no setor de Parques Temáticos e Atrações Turísticas. A busca pelo desenvolvimento econômico e social por meio do turismo de qualidade e sustentável, sempre priorizando o desenvolvimento humano é a sinergia que uniu essa aliança", afirma Samuel Lloyd, diretor comercial da Urbia.

 

Concessões

A concessão tem como objetivo unificar a gestão, recuperar a infraestrutura, dar melhores condições de uso aos ambientes e equipamentos, ampliar e requalificar os serviços e reforçar a segurança para o público. Em São Paulo, além do Parque Ibirapuera, a Urbia administra também os parques Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado. A Urbia atua ainda nos parques Horto Florestal e Parque Estadual da Cantareira, na região metropolitana de São Paulo.

No Sul, é responsável pela gestão do Parque Nacional Aparados da Serra e da Serra Geral, o Cânios Verdes. Recentemente, a concessionária também foi vencedora da licitação do Parque Nacional do Iguaçu, associado SINDEPAT no Paraná, em consórcio com o Grupo Cataratas.

 

Sobre o Ibirapuera

Com área de 1.584.000 metros quadrados, o parque foi inaugurado em 21 de agosto de 1954, durante as comemorações do IV Centenário de São Paulo. O projeto foi concebido pelos arquitetos Oscar Niemeyer e Ulhôa Cavalcanti, entre outros. A ideia de criação do parque surgiu ainda na década de 1920, inspirada no Bois de Boulogne, em Paris, e no Central Park, de Nova York. O parque é tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico, Cultural e Ambiental da Cidade de São Paulo e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico do Estado de São Paulo. Abriga 314 espécies de anima, como papagaios, sabiás, pintassilgos, morcegos e gambás, que dividem espaço com seus mais de 18 milhões de visitantes anuais.

 

Sobre o Cânions Verdes

Os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral somam mais de 30 mil hectares e distribuem-se pelos Estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. São unidades de conservação que possuem inúmeros atrativos: biomas, hidrografia, vegetação, fauna, mas são as formações geológicas e os relevos singulares que ganham destaque. Seus cânions e trilhas oferecem as melhores experiências, seja em suas bordas ou em suas bases. Atualmente há três áreas de visitação: Itaimbezinho, Fortaleza e Rio do Boi. As duas principais cidades de acesso são Cambará do Sul (RS) e Praia Grande (SC).

 

Sobre o SINDEPAT

Fundado em 2003 pelos principais parques e atrações turísticas do Brasil, o SINDEPAT é uma associação sem fins lucrativos que representa e defende os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. O objetivo é estabelecer bases sólidas para um contínuo e saudável crescimento dos negócios no País. É o idealizador de ações sociais como o Dia Nacional da Alegria (DNA) e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações (DNPD), além de realizador do SINDEPAT Summit, principal evento de parques e atrações do Brasil.

últimas Notícias

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way