Parques e atrações são homenageados na Plenária do Senado Federal

Publicado em 28/08/2023

Durante três horas, os parques e as atrações turísticas ocuparam a Plenária do Senado Federal, na homenagem recebida pelos 20 anos do SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas. A Sessão Solene realizada em atendimento ao requerimento do senador Eduardo Girão (CE) mostrou que um dos principais objetivos do SINDEPAT quando foi criado, há duas décadas, vêm sendo alcançado: conscientizar os Poderes Legislativo e Executivo para a capacidade econômica e social dos parques e atrações no desenvolvimento do Brasil. “Hoje, 20 anos depois, receber esta homenagem aqui no Senado nos deixa muito felizes e orgulhosos, mostrando que esse objetivo foi atingido”, disse o presidente do Conselho do SINDEPAT, Murilo Pascoal, primeiro a falar em nome do setor.

Na abertura da Sessão Solene, o senador Girão mencionou dados do Panorama Setorial de Parques e Atrações, lançado em março, e os mais recentes resultados do Turismo. “Os investimentos em novos parques e atrações alcançam R$ 7 bilhões e quero destacar que o setor de serviços, no meu Estado, o Ceará, é responsável por mais de 70% do PIB, sendo o Turismo o grande alavancador entre os serviços”, disse ao iniciar a sessão.

“O Brasil deveria estar no topo do mundo e vai chegar lá. Essa atividade que vamos homenagear hoje faz parte desse futuro promissor da nação. Os parques e atrações são indutores do turismo, atraindo visitantes para os destinos em que estão instalados. Já são mais de 89 milhões de visitantes anuais e esse número deve crescer 18% ainda neste ano”, completou o senador.

Marcada pelos pronunciamentos dos representantes dos parques fundadores do SINDEPAT e por depoimentos gravados por alguns parlamentares, a Sessão Solene destacou as contribuições do setor na geração de empregos e na distribuição de renda. O Beto Carrero World, em Penha (SC), é responsável por dois mil empregos diretos, enquanto as operações do Grupo Cataratas, como o AquaRio e o BioParque do Rio, entre outras, empregam mais 1,1 mil pessoas formalmente. “Os parques têm potencial para igualar o agronegócio no Brasil, com a diferença de que precisamos de uma mão de obra intensiva. Enquanto o agronegócio tem sua produtividade ampliada com a tecnologia e a mecanização, no turismo o contato pessoal é fundamental”, lembrou Murilo Pascoal.

Ações sociais

Pascoal falou ainda das ações sociais promovidas pelos SINDEPAT, como o Dia Nacional da Alegria (DNA), que em 14 edições já beneficiou mais de 500 mil crianças em condição de vulnerabilidade social; e o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações (DNPD), que em dezembro realiza sua 14ª edição e tem como premissa promover a inclusão nos parques e atrações de todo o Brasil. Em sua apresentação, o diretor de Operações do Grupo Aviva, Paulo Schneider, lembrou que o Hot Park chegou a receber seis mil crianças em apenas um dia na programação do Dia Nacional da Alegria. E o presidente do Parque Nacional do Iguaçu, Munir Calaça, convidou o senador Girão a acompanhar a realização do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em algum dos parques associados. “É gratificante ver o que podemos fazer. A ação beneficia os outros, mas quem aprende com ela somos todos nós”, disse.

Reforma Tributária

A Reforma Tributária, que deverá ser analisada pelo Senado nos próximos meses, foi mencionada pelos representantes dos parques e também pela presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “A simplificação da tributação brasileira é uma necessidade imperiosa para todos os setores. O regime brasileiro é excessivamente complexo e gera dúvidas até no bom pagador. Isso afasta investimentos e encarece toda e qualquer operação”, disse, defendendo uma simplificação racional e justa.

“Tivemos um passo importante, quando a Câmara dos Deputados teve a sensibilidade de ouvir o setor turístico e previu a possibilidade de um regime diferenciado, com possibilidade de redução de alíquota para parte do turismo”, acrescentou. “Infelizmente, não foi abarcada a integralidade da indústria turística, o que pode ser corrigido aqui. Precisamos ser competitivos. Países que incentivam o turismo apresentam seus resultados e têm nessa indústria um relevante pilar de suas economias. Temos tudo para sair do potencial futuro e sermos a realidade do presente.”

Fundadores

O primeiro presidente do SINDEPAT, Marcelo Gutglas, fundador do Grupo Playcenter, destacou a história de 50 anos do Grupo e a dificuldade em concretizar as primeiras operações do setor. “Não sabia que o grupo completou 50 anos no mês passado. Essa data deve ser homenageada e conversarei com os senadores de São Paulo para que pensemos em uma Sessão Solene especial para os 50 anos do Playcenter”, defendeu o senador Girão.

Presidente de Honra do SINDEPAT, Alain Baldacci, também CEO do Wet´n Wild, discursou destacando momentos históricos nos 20 anos da associação. “Se não fosse o SINDEPAT, o Wet´n Wild não teria chegado a seus 25 anos. A associação teve papel fundamental na defesa do setor e das condições que nos possibilitaram chegar aqui. Sem o SINDEPAT, também não teríamos sobrevivido à pandemia, quando ficamos 18 meses fechados. Temos aqui empresários de todo o país que lutam pela mesma causa, por um caminho que possibilite o desenvolvimento de nosso segmento”, disse, emocionado.

Também associado fundador, o cartunista Mauricio de Sousa, criador da Mauricio de Sousa Produções, participou da Sessão Solene por meio de depoimento em vídeo. Ele contou sobre o desejo, quando criou a Turma da Mônica, de tirar os personagens do papel, dando vida a eles em empreendimentos como o Parque da Mônica, em São Paulo, a Ilha do Cascão, no Wet´n Wild, em Itupeva (SP), e a Vila da Mônica, em Gramado (SP). “Todos temos memórias afetivas nos parques de diversão. E elas são contadas com um sorrisão no rosto. Minha empresa acredita tanto no setor de parques e no que ele pode fazer pelo Brasil que fomos uma das fundadoras do SINDEPAT”, disse.

O gerente geral do Parque Unipraias, em Balneário Camboriú (SC), Alfredo Kuhn, defendeu a importância do associativismo. “É uma satisfação fazer parte do SINDEPAT há 20 anos. O setor era desagregado e o SINDEPAT possibilitou a união de todos, nacionalmente”, lembrou. “Comandado por sérias lideranças, o SINDEPAT nos possibilita compartilhar experiências e mantém-se firme na defesa dos interesses legislativos e executivos, que permitem o desenvolvimento do setor no Brasil”.

CEO do Grupo Cataratas, Pablo Morbis lembrou a importância da sustentabilidade para o segmento. “Acreditamos que o Brasil pode e deve ser referência no turismo sustentável. Criamos no SINDEPAT um Comitê de Sustentabilidade e queremos compartilhar as melhores práticas entre nós e com todo o setor”, disse. “Quero defender aqui o associativismo, que permite que possamos crescer mais, criar mais empregos e distribuir renda no Brasil.”

Representando um dos atrativos turísticos mais antigos do país, o Parque Bondinho Pão de Açúcar, Sandro Fernandes, CEO, também falou na tribuna do Senado. “Sabem a diferença entre os loucos e os visionários? Os loucos têm muitas ideias, que não vão adiante. Os visionários realizam. São vocês, empreendedores, como o Marcelo Gutglas o Alain Baldacci e tantos outros”, disse. “Nossa indústria é geração de renda na veia. Criamos empregos, muitos primeiros empregos. Temos 110 anos e somos o teleférico mais antigo em funcionamento do mundo”, completou.

Responsável pela transformação de Penha, em Santa Catarina, em um destino turístico, o Beto Carrero World foi representado por seu diretor administrativo financeiro, Edilson Doubrawa. “Hoje recebemos mais de 2,5 milhões de visitantes em Penha, um lugar que ninguém conhecia. Temos parceiros internacionais, como a Hasbro, e vamos inaugurar, em outubro, uma nova área. Geramos dois mil empregos diretos e transformamos a economia e a vida na região”, contou.

Parlamentares

Presente no início da Sessão Solene, o senador Izalci Lucas (DF) pediu a palavra para testemunhar sobre a importância do segmento e defender uma política de Estado para o Turismo. “O Brasil tem um potencial imenso no turismo, que não aproveita. Como ex-presidente e hoje membro da Comissão Parlamentar de Turismo quero me colocar à disposição de vocês para que façamos uma Reforma Tributária, uma simplificação que possa de fato resultar em mais investimentos no Brasil”, disse. “Quero reforçar meu compromisso com a iniciativa privada, que é quem gera emprego e renda neste país.”

Depoimentos em vídeos foram enviados também por outros parlamentares, parabenizando os 20 anos do SINDEPAT, como o senador Efraim, da Paraíba, e os deputados federais Renata Abreu (SP) e Marx Beltrão (AL). A Sessão Solene teve discursos feitos pelo secretário Nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, e pela diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil. Toda a Sessão foi transmitida, ao vivo, no canal da TV Senado no YouTube, podendo ser conferida neste link: https://www.youtube.com/live/Aa2HC8BjrRo?si=LghqsRkomDkFPwBi .