Notícias

Resíduos sólidos são tema da 1a reunião do Comitê de Sustentabilidade Adibra/Sindepat

Publicado em 02/12/2022

Realizada na quarta-feira, dia 30, a primeira reunião do Comitê de Sustentabilidade Adibra/Sindepat reuniu cerca de 40 associados das duas entidades, virtualmente. “A ideia de reunir nossos associados em um comitê com a temática de sustentabilidade nasceu em conversas entre a Adibra e o Sindepat há algum tempo. Sabemos que nossos associados adotam uma série de medidas de responsabilidade socioambiental e têm diferentes projetos para aprimorá-las”, disse a presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri, ao abrir a reunião. “Diante disso, pensamos que seria interessante como associações, junto com a Adibra, criar um espaço para a troca de ideias e experiências, com o objetivo de encontrar as melhores práticas.”

A primeira reunião debateu a questão dos Resíduos Sólidos, destacando a Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos. Antes do início, a presidente do Sindepat agradeceu o apoio da gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, Talita Uzeda, que no desenho de dez eixos prioritários de debate, ligados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODSs). “Temas como a gestão da água, diversidade e inclusão e as mudanças climáticas e eficiência energética foram apontados como fundamentais para o debate no comitê. Entre todos eles, escolhemos a questão dos Resíduos Sólidos para esta primeira reunião”, explicou.

 A presidente da Adibra, Vanessa Costa, apresentou os painelistas e reforçou a importância das políticas e práticas ESG (ambiental, social e governança, em inglês). “Teremos três cases nesta primeira reunião: do Grupo Cataratas, gestor de parques como o Parque Nacional do Iguaçu e o AquaRio, do Parque Vila Velha, no Paraná, e do Beach Park”, disse. Exclusivo para os associados, o Comitê deverá ter quatro reuniões em 2023: duas no primeiro semestre e outras duas no segundo. 

 

Conheça, abaixo, um pouco dos painelistas.

Monise Alves, analista Ambiental Sênior, responsável pela área SocioAmbiental do Grupo Cataratas.

Engenheira ambiental e sanitarista, Monise é apaixonada pela sua profissão e acredita que podemos transformar o mundo em um lugar melhor! Do interior de São Paulo, se aventurou nos últimos anos em Fernando de Noronha e agora no Rio de Janeiro pela oportunidade de trainee que conquistou no Grupo Cataratas. Em seus quatro anos de empresa, desenvolveu projetos com princípios socioambientais e de impacto positivo, entre eles Noronha Ecoeficiente, Erradicação de exóticas e o Viveiro de Mudas nativas da EcoNoronha, além do Programa Socioambiental da Paineiras Corcovado com ênfase nas comunidades do entorno do Parque Nacional da Tijuca, além de ter atuado como PMO na inauguração do BioParque do Rio.

 

Leandro Ribas, gestor do Parque Vila Velha, e León Miecoanski, do Grupo KWM

Formado em Engenharia Civil pela UTP Curitiba e em Administração pela Unicentro Guarapuava, Leandro possui especialização em Gestão Empresarial. Atua há 25 anos no setor de infraestrutura, sendo os 15 primeiros no ramo de concessão rodoviária, onde exerceu cargos de coordenação e supervisão. Depois, durante 7 anos atuou no ramo de mobilidade em empresa concessionária de estacionamento público, onde exerceu o cargo de diretor executivo. Em janeiro de 2020, foi convidado pela Soul Parques para assumir a gestão da Soul Vila Velha SA, concessionária do Parque Estadual de Vila Velha. É também diretor de Turismo na Associação Comercial, Industrial e Empresarial de Ponta Grossa.



León é mestre e doutorando em engenharia ambiental e executivo comercial na KWM (Kapersul Waste Management), comandando grandes operações e desafios ambientais em clientes, assim como facilitador em treinamentos e palestras para os times que atende. Está no grupo KWM desde 2019 e antes também atuou em outras empresas do setor.

 

 

Raissa Bisol, gerente de Sustentabilidade do Grupo Beach Park

Especialista em Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social, Perita Judicial Ambiental, Auditoria Lider na norma ISO 14.001:2015 e Mestranda em Gestão de Negócios Turísticos. Possui experiência em Implantação de Sistemas de Gestão Ambiental, Licenciamento Ambiental, Projetos Estratégicos para Sustentabilidade, Gestão de Práticas Socioambientais e Indicadores desempenho, atualmente Gerente de Sustentabilidade no Grupo Beach Park.

 

últimas Notícias

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way