SINDEPAT 20 anos - Leia artigo do presidente do Conselho do SINDEPAT, Murilo Pascoal

Publicado em 17/07/2023

SINDEPAT – 20 anos de atuação no setor de parques e atrações turísticas no Brasil

Há exatos 20 anos, representantes de 12 parques e atrações turísticas assinavam o documento que criava o SINDEPAT. A maioria desses fundadores está conosco até hoje, trabalhando voluntariamente por um setor dinâmico que, apesar de todos os desafios, não para de crescer. No Brasil, empreender é, muitas vezes, um ato de coragem. Foi essa coragem que norteou o início dos trabalhos desse grupo empreendedor, no qual estive incluído e hoje tenho a honra de liderar, como presidente do Conselho do SINDEPAT, para ampliar o trabalho iniciado por meus antecessores, Marcelo Gutglas e Alain Baldacci. Ambos, grandes mestres e exemplos de liderança.

É do Marcelo Gutglas uma das citações que inspirou minha trajetória profissional e, sem dúvida, norteia os trabalhos do SINDEPAT: “não somos concorrentes, somos sócios. O sucesso de um é o sucesso de todos”. Acredito nisso e defendemos isso no SINDEPAT, trabalhando para pavimentar um caminho que possibilite o desenvolvimento dos parques e atrações no Brasil. Fazemos isso há duas décadas e colhemos, cada vez mais, os frutos desse trabalho.

Dos 12 associados fundadores, hoje somos 70. Ampliamos o escopo de associados e atualmente, além dos parques aquáticos, temáticos, naturais, urbanos e das atrações turísticas, contamos também com associados fornecedores internacionais e brasileiros. Destaco aqui que crescemos fortemente no número de operações associadas – os parques e atrações, propriamente –, mas também no de fornecedores nacionais. É cada vez maior o número de empresas brasileiras que desenvolvem tecnologia e soluções para atender os parques e atrações do País, em resposta à crescente demanda. Somos mais parques, fortalecendo cada vez mais uma indústria de fornecedores para nosso setor.

Mas podemos crescer muito mais, como mostrou o Panorama Setorial que apresentamos em março deste ano, no SINDEPAT Summit. Nosso setor movimenta cerca de 89 milhões de visitantes/ano, número que deve crescer ao menos 18% já neste ano. Para isso, trabalhamos no SINDEPAT a conscientização dos representantes do Poder Público e da opinião pública para a importância econômica do nosso setor, que emprega e distribui renda em localidades muitas vezes sem qualquer outra indústria instalada. Fazemos isso de forma inclusiva e sustentável, social e ambientalmente.

Nosso país tem dimensões continentais e já somos mais de 200 milhões de brasileiros. Produzimos conhecimento científico, desenvolvemos novas tecnologias e temos na indústria agrícola uma fortaleza nacional. E podemos muito mais. Podemos ocupar posições de liderança no turismo mundial com a riqueza do nosso Brasil. Nesta data em que celebramos 20 anos, queremos enfatizar junto aos representantes do Poder Público e à sociedade que os parques e atrações turísticas de nosso país já contribuem com produtos e serviços de altíssima qualidade, trazemos novidades e tendências a todo momento, empregamos e treinamos pessoas para proporcionar experiências memoráveis a todos aqueles que nos visitam, investimos nos mais diversos destinos brasileiros, acreditando no desenvolvimento desta indústria limpa, promissora e pujante que é o turismo.

Aos nossos fundadores e a todos os associados parceiros, aproveitamos para manifestar nossa gratidão. Vamos em frente juntos, temos muito a contribuir com nosso turismo!

Murilo Pascoal

Presidente do Conselho do SINDEPAT