Notícias

SINDEPAT apoia projeto de fortalecimento do turismo familiar no Estado de SP

Publicado em 11/10/2023

O Governo do Estado de São Paulo lançou ontem, 10, por meio da Secretaria de Turismo e Viagens (Setur-SP), projeto de fomento ao turismo familiar em todo o Estado. O objetivo é promover ações e iniciativas na capital paulista e nas demais cidades do Estado que estimulem e fortaleçam o turismo familiar, especialmente para famílias com crianças. O SINDEPAT é uma das associações que apoiam a iniciativa e um dos dez parceiros da Setur-SP no Grupo de Trabalho (GT) de fomento ao turismo familiar no Estado.

“As famílias com crianças têm ali um turista mirim que, no futuro, será o visitante que recordará as histórias e experiências vividas em nosso Estado”, disse o secretário de Turismo do Estado, Roberto de Lucena. “Queremos que São Paulo seja o melhor Estado do Brasil para se ser criança”, disse durante o lançamento do programa.

Lançada em parceria com a plataforma SP Pra Crianças (www.saopauloparacriancas.com.br), que virou o nome do projeto, a ação prevê a troca de conteúdos, pesquisas e fomento às atividades ligadas ao público infantil. O SP Pra Crianças se apoia em um tripé de ações práticas: promoção, com a criação de rotas turísticas amigáveis às crianças, com programas que unam turismo e educação; capacitação da mão-de-obra, para que se tornem mais atraentes e seguras ao público infantil; além de soluções tecnológicas, como a criação de um passaporte de integração com atrativos públicos e privados, com ofertas, combos e sugestões de restaurantes e meios de hospedagem.

Além da Setur-SP e do SINDEPAT, o Grupo de Trabalho é formado ainda pela Secretaria de Turismo da cidade de São Paulo; Secretaria de Transportes de SP (com o Metrô); Detran, SPTuris, Resorts Brasil, Adibra, Abav-SP e São Paulo CVB.

 

TURISMO FAMILIAR EM ALTA

A Setur-SP também divulgou ontem sondagem feita com mais de mil famílias para conhecer as intenções de viagem no feriado prolongado que começa amanhã, 12 de outubro. Entre as pessoas que moram em SP e viajam com a família, a maioria (80%) escolheu um destino de proximidade, segundo o Centro de Inteligência da Economia do Turismo (CIET). Entre as atividades escolhidas para o lazer, as praias (37,6%) ocupam o topo da lista, seguidas pelos atrativos rurais (16,5%), destinos com foco na cultura, no lazer e na gastronomia (15,3%) e municípios com parques de diversões (11,8%). A maior parte das famílias (85%) permanece no destino por mais de um dia, com um gasto médio de R$ 812 por pessoa.

A maior parte do público vai se hospedar na casa de amigos e parentes (39,4%), um número menor em pousadas (14,9%), imóveis alugados (13,8%), hotéis (9,6%) e resorts (6,4%). As famílias também afirmaram (77%) que estão repetindo um destino turístico que já conhecem.

últimas Notícias

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way