SINDEPAT lança livro em comemoração aos 20 anos

Publicado em 31/03/2023

Publicação reúne a história do setor de parques e atrações turísticas no Brasil

Lançado em março, no primeiro dia do SINDEPAT Summit, em Brasília, o livro “SINDEPAT – 20 anos de atuação no setor de parques e atrações turísticas no Brasil” comemora as duas décadas de criação do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas, fundado em 17 de julho de 2003. Embora celebre os 20 anos do SINDEPAT, o livro vai muito além da história desse período.

“Nos 20 anos do SINDEPAT, pensamos muito em como ‘presentear’ nossos associados, razão de ser da entidade. Quando idealizamos o livro, queríamos reunir as duas décadas de trabalho do SINDEPAT, mas identificamos uma grande carência de informações sobre as origens e desenvolvimento de nossa indústria”, conta a presidente executiva da associação, Carolina Negri. “Uma ampla pesquisa foi realizada e apresentamos na publicação o início do entretenimento, de sua comercialização e a profissionalização do nosso setor, mostrando também os desafios e conquistas do SINDEPAT nesses 20 anos.”

Dividido em nove capítulos, o livro tem prefácio assinado por Mauricio de Sousa, um dos fundadores do SINDEPAT. “Congregar os empresários que investem há tantos anos nesse entretenimento de qualidade, com o objetivo de trazer alegria às pessoas, por incrível que pareça, não é nada fácil. Tanto que, em 2003, no início dessa empreitada, chegamos a realizar uma caravana do setor para levar reivindicações ao então presidente do Senado José Sarney”, lembra o criador da Turma da Mônica em seu texto.

Além dos capítulos que tratam da organização do lazer e sua transformação em negócio, a publicação apresenta os desafios que levaram à criação do SINDEPAT e o caminho de conscientização do Poder Público e da opinião pública sobre a importância econômica e social dos parques e atrações para o Turismo nacional. As páginas do livro trazem ainda uma linha do tempo com a evolução do setor no Brasil e a relação completa de associados SINDEPAT, além de artigos dos primeiros presidentes do SINDEPAT, Marcelo Gutglas (Grupo Playcenter) e Alain Baldacci (Wet´n Wild), e do CEO da International Theme Park Services, Dennis Spiegel (ex-presidente da IAAPA), e do atual presidente da IAAPA, Jim Pattison Jr.

Conheça a estrutura da publicação:

Capítulo 1 – A organização do lazer e os seus pioneiros

Capítulo 2 – A diversão e o lazer como negócios

Capítulo 3 – Fortalecidos pela união

Capítulo 4 – Primeiros passos do SINDEPAT

Capítulo 5 – Em defesa do Turismo

Capítulo 6 – SINDEPAT Summit: o evento dos parques e atrações

Capítulo 7 – Novos e mais investimentos: um grande momento para o setor

Capítulo 8 – As bases para o futuro

Capítulo 9 – Quem somos: conheça nossos associados

Linha do Tempo

Para adquirir seu exemplar, entre em contato pelo e-mail [email protected].