SINDEPAT participa do Salão Nacional do Turismo

Publicado em 18/12/2023

Com estande em espaço dedicado à promoção de produtos, associação promoveu ativação do setor de parques e atrações

No último fim de semana, o SINDEPAT participou da sétima edição do Salão Nacional do Turismo, evento realizado pelo Ministério do Turismo na Arena Mané Garrincha, em Brasília. Promovido entre os dias 15 e 17, o evento tinha expectativa de público de cerca de 20 mil pessoas. Os 26 Estados e o Distrito Federal mostraram sua oferta turística por meio de produtos e serviços, artesanato, gastronomia e manifestações culturais. Associações e entidade de turismo foram convidadas a participar de área de promoção de produtos, espaço ocupado pelo SINDEPAT.

Em uma de suas primeiras ações voltadas para público final, o SINDEPAT contou com a colaboração de seus associados para presentear o público com ingressos por meio de uma roleta em seu estande. “Apesar do pouco tempo para o preparo do Salão Nacional do Turismo, acreditamos na proposta e na capacidade do evento se tornar a grande vitrine de experiências e roteiros do turismo brasileiro, como disse o ministro do Turismo, Celso Sabino, na abertura do Salão”, diz a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri.

Segundo Carolina, a proposta de participação foi debatida com os associados, que defenderam a importância da participação do SINDEPAT na representação dos parques e atrações turísticas junto ao público consumidor de Brasília. “Juntos, optamos pela confecção de uma roleta para presentear o público do Salão com ingressos de parques e atrações e alguns exemplares do livro que conta a história dos parques e atrações no Brasil, lançado para celebrar os 20 anos do SINDEPAT”, disse Carolina, ressaltando que a ação no Salão Nacional do Turismo marcou o encerramento das comemorações das duas décadas da associação.

Entre os associados que participaram do sorteio dos ingressos estiveram: Aldeia das Águas (RJ); Alpen Park (RS); Aqualand (PA); Beach Park (CE); Beto Carrero World (SC); Blue Park Foz (PR); Caminhos do Mar (SP); FG Big Wheel (SC); Grupo Cataratas (AquaRio; BioParque do Rio; Paineiras Corcovado e Marco das Três Fronteiras – RJ e PR); Grupo Oceanic (SC); Hot Park (GO);  Magic City (SP); Nascente Azul (MS); Parque Bondinho Pão de Açúcar (RJ); Parque Nacional do Iguaçu (PR); Parque Vila Velha (PR); Pratagy Acquapark (AL); Trem do Corcovado (RJ); Turismo Itaipu (PR); Unipraias (SC); Valparaíso Adventure Park (MA) e Wet´n Wild (SP). Realizada em parceria com a Adibra, também participaram da ativação o Hopi Hari (SP); Nicolândia (DF) e Thermas dos Laranjais (SP).

“Foi uma alegria ver o sucesso da roleta que levamos para o Salão. Os interessados em girar a roleta preenchiam breve cadastro para posterior validação dos ingressos para, em seguida, testarem a sorte”, explica Carolina. “Foi gratificante ver a comemoração de muitos deles, especialmente as crianças”, completa.

Conselho Nacional do Turismo

A agenda do 7º Salão Nacional do Turismo incluiu ainda a realização da reunião do Conselho Nacional do Turismo, na manhã do dia 16, para cerimônia de posse dos conselheiros para o biênio 2024-2026. O SINDEPAT, representado por Carolina Negri, foi empossado ao lado de outros 91 membros que integram o Conselho. Presidida pelo secretário nacional de Planejamento, Sustentabilidade e Competitividade do Ministério do Turismo, Milton Zuanazzi, a reunião teve como destaque a instalação das Câmaras Temáticas, mas a importância do Conselho foi ressaltada pelo secretário. “Nos 20 anos do Conselho, sabemos que importantes resoluções começaram aqui. Um exemplo é o SINDEPAT, que surgiu há 20 anos, junto com o Conselho e com importante pleito que passamos a defender conjuntamente de redução na alíquota de importação dos equipamentos que os parques importavam”, lembrou. “Acredito que juntos conseguimos viabilizar o fortalecimento da expansão desse importante setor de parques”, completou.

Prêmio Nacional do Turismo

No final da tarde do dia 16, o Salão também foi palco do anúncio dos vencedores do Prêmio Nacional do Turismo, reconhecimento criado pelo Ministério do Turismo para as melhores práticas e talentos do setor. No grupo Iniciativas de Destaque, que teve o tema O Turismo Transformando Vidas, foram reconhecidas as 30 melhores ações em diferentes categorias. A Fundação Parque Tecnológico de Itaipu, associado SINDEPAT, ficou com o terceiro lugar na categoria Governança e Gestão do Turismo, com o projeto Modelo de Gestão: Turismo Sustentável, que organiza as visitas ao Complexo Turístico de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).

Para ver algumas fotos, clique aqui