Blog Acessibilidade

Roda Rico (SP) faz parceria com Instituto Reddogs para treinamento de cães auxiliares no TEA

Publicado em 12/03/2024

No próximo dia 17, às 10h, e também sempre no terceiro domingo de cada mês ao longo do ano, a Roda Rico, a maior roda-gigante da América Latina, localizada no parque Cândido Portinari, ao lado do parque Villa-Lobos em São Paulo, cederá seu espaço para o Instituto Reddogs, que cuida e treina cachorros para serem o ‘melhor amigo’ das pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).

O espaço em que está a Roda Rico foi escolhido por estar em um local de fácil acesso, tanto para os visitantes, quanto para os cães e para as famílias atípicas. Além de também proporcionar aos cachorros diversas situações que envolvem o dia a dia, como lugares com muitas pessoas, escadas, elevadores, cheiros, portas e barulhos.

Já na roda-gigante, crianças e adultos autistas terão a oportunidade de andar com seus cachorros em pisos metálicos, entrar e sair das gôndolas para depois permanecerem tranquilos na cabine que tem leve balanço para se regular, que conforta e tranquiliza a maioria das crianças dentro do espectro autista.

Neste dia, o evento terá um tempo curto de duração para que seja preservado o bem-estar dos animais (que estarão em serviço e não devem ser tocados ou distraídos pelo público geral do local) e, também, das pessoas envolvidas. Os animais que futuramente estarão aptos a acompanhar seus tutores em qualquer lugar, ficarão sob o comando do presidente do Instituto Reddogs e instrutor de Cão de Assistência, Ronaldo Novoa, responsável por treinar, selecionar e doar esses cães de assistência às famílias atípicas em abrangência nacional.

Serão 12 pastores australianos, três labradores, três huskies siberianos e dois goldens retrievers que participarão da ação juntamente com os melhores voluntários escolhidos pelo Instituto e algumas famílias atípicas. Ao todo, 20 pessoas participarão da ação.

 Um novo lar

Os cães de assistência ficam morando no Instituto Reddogs até que as famílias, inscritas no site e selecionadas de acordo com protocolos e critérios, que visam o desenvolvimento da criança, adequação familiar e, claro, o bem-estar do cão, sejam chamadas para ir buscá-los. As famílias recebem, gratuitamente, apoio técnico, alimentação do animal e toda a orientação necessária que envolve os cuidados com o novo integrante da família e o levem durante um tempo de 6 a 12 meses para conhecer o mundo.

Instituto Reddogs 

Há 13 anos prepara cães de assistência e outros animais para intervenções assistidas, proporcionando inclusão social, autonomia, qualidade de vida às pessoas atípicas e seus familiares, bem como promover e estimular o bem-estar animal e o convívio saudável entre humanos e cães. Tem o objetivo de fomentar um ganho tangível, social, emocional, motor, disciplinar e tudo que vá de encontro com o universo e as necessidades PcD, com impacto positivo na qualidade de vida das famílias atípicas brasileiras.

Instagram: @institutoreddogs.

 

últimos Posts

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way