Comitê de Sustentabilidade debate Gestão da Experiência para a Sustentabilidade

Publicado em 28/03/2024

A Gestão da Experiência para a Sustentabilidade foi o tema da quarta reunião do Comitê de Sustentabilidade Adibra & Sindepat, no último dia 26. Realizadas em ambiente virtual, as reuniões do Comitê têm o objetivo de trocar melhores práticas e experiências, melhorando a gestão socioambiental e aumentando o impacto positivo que parques e atrações turísticas podem realizar. Os temas escolhidos estão alinhados aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, da Organização das Nações Unidas (ONU), e têm a curadoria da gerente de Sustentabilidade do Grupo Cataratas, Talita Uzeda.

Na última reunião, a Gestão da Experiência para a Sustentabilidade foi abordada a partir da apresentação de programas de educação socioambiental, de visitas escolares e pedagógicas, da criação de conteúdo para a sustentabilidade e da utilização do turismo como ferramenta para sensibilizar em relação ao tema. Foram apresentados três cases: Parque Bondinho Pão de Açúcar, do Rio de Janeiro (RJ); Parque Unipraias, de Balneário Camboriú (SC); e Magic City, de Suzano (SP).

O Projeto Educa Bondinho, do Rio de Janeiro, foi apresentado por Evelyn Lisboa, do time de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Parque Bondinho Pão de Açúcar. Embora as ações do programa sejam realizadas há décadas, o programa ganhou esse nome, “envelopando” um conjunto de ações, em 2015. Desde então, já contou com mais de 70 mil participantes de mais de mil escolas da rede pública do Rio de Janeiro. Além das visitas pedagógicas, o programa disponibiliza uma cartilha – em fase de atualização para ganhar elementos mais inclusivos – que pode ser encontrada no site do Educa Bondinho para que a experiência educativa tenha continuidade após a visita.

A analista ambiental do Parque Unipraias, Caroline da Luz, apresentou aos cerca de 40 participantes que acompanharam a reunião o projeto Parque Escola – Diversão que Educa, criado em 2001. Ela destacou o impacto positivo da atração turística, apresentando fotos de antes e depois da instalação do Parque Unipraias, que vem reflorestando áreas da mata atlântica antes degradadas. “Isso demonstra como é possível combinar o atrativo turístico, a visitação e a conservação”, enfatizou. No caso do Unipraias, o Projeto Parque Escola tem um custo fixo por aluno, com a renda sendo revertida para a manutenção do programa.

A recém-inaugurada área Oceânica, do parque aquático Magic City, foi apresentada pela analista ESG do parque, Amanda Barreto. Ela destacou o storytelling do ambiente, voltado para a preservação da vida marinha, e a criação de quatro personagens, para sensibilizar de forma lúdica o público infantil. Além disso, o parque lançará nos próximos meses uma coleção de livros “Guardiões do Oceano”, para que a conscientização ambiental seja reforçada fora do parque. Amanda destacou ainda ações pedagógicas do complexo, como o projeto “Água é vida”, entre outras ações.

Grupo de WhatsApp

Além das reuniões do Comitê de Sustentabilidade, associados Adibra e Sindepat podem seguir compartilhando experiências no grupo de WhatsApp do Comitê, espaço aberta também para sugestões sobre as pautas das próximas reuniões. Se você é associado, entre em contato pelo e-mail [email protected] e participe dos debates!

últimos Eventos