DNA 2023 atende cerca de 35 mil crianças em 10 Estados

Publicado em 20/04/2023

Do Amazonas ao Rio Grande do Sul, parques e atrações turísticas abraçaram o 14º Dia Nacional da Alegria (DNA)

Mais de 30 parques de dez Estados brasileiros participaram na semana passada da 14ª edição do Dia Nacional da Alegria (DNA), recebendo mais de 35 mil crianças para um dia de muita diversão em suas unidades. Idealizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turística (SINDEPAT), o movimento convida parques e atrações turísticas de todo o Brasil a receberem gratuitamente crianças em condição de vulnerabilidade social para um dia de muita diversão. A ação tem apoio da Adibra e da Apasg, com foco na ampliação do número de empreendimentos participantes.

“É sempre uma alegria promover o DNA. Os parques e atrações entram em contato com associações e ONGs parceiras para convidarem as crianças que participam da ação. Muitos abrem exclusivamente para recebê-las, outros têm programação diferenciada para elas”, conta a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “A cada ano, vemos a ampliação do número de parques e atrações participantes. Este ano, por exemplo, o Alles Park, de Pomerode, e a Roda Rico, de São Paulo, participam pela primeira vez”, acrescenta. “Nesta edição, tivemos ainda a grata surpresa da expressiva participação do Moreno´s Park, em Itapetininga (SP), que recebeu cerca de 16 mil crianças da rede municipal de ensino no dia 12”, completa.

Parque da presidente da Adibra, Vanessa Costa, o Moreno´s Park é itinerante e estava em Itapetininga, no interior de São Paulo, quando participou do DNA na semana passada. “Atendemos cerca de 16 mil crianças da rede municipal de ensino da cidade em três turnos, em um total de 12 horas de operação. É indescritível a alegria de muitas dessas crianças, e a nossa satisfação em saber que para muitas delas foi a primeira vez em um parque de diversões. Queremos oferecer isso a cada vez mais crianças e ampliar entre nossos associados a participação”, diz.

Com experiência na realização da ação, o Beach Park, do Ceará, recebeu cerca de 950 crianças e convidou o ator Dudu Nobre e a apresentadora e médica Thelma Assis para serem anfitriões do evento. "O DNA é um evento muito importante para o Beach Park, para realizar muitos sonhos de crianças que, pela primeira vez, vêm ao parque aquático. É sempre uma grande felicidade poder participar desse dia especial, quando podemos reforçar nossa preocupação com esse público, proporcionando uma experiência única e muito alegre", explica a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raissa Bisol.

No Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, as crianças realizaram o passeio com apoio da ONG Verdejar. Além da diversão que o parque oferece, puderam levar para casa plantinhas da oficina de plantio que realizaram no complexo. Também no Rio de Janeiro, todas as atrações do Grupo Cataratas – AquaRio, BioParque do Rio e Paineiras-Corcovado – participaram desta edição do DNA, recebendo juntas cerca de três mil crianças. Em Canela, no Rio Grande do Sul, tanto o Bondinhos Aéreos Canela quanto o Alpen Park participaram da ação durante dois dias. “Passamos de 250 crianças atendidas gratuitamente, no ano passado, para 450 neste ano. Estamos propondo uma série de ações em comemoração aos nossos 20 anos, que serão completados em agosto, e o DNA é uma dessas iniciativas”, diz o diretor do Alpen Park, Renato Fensterseifer Júnior.

Santa Catarina

Parte dos parques e atrações de Santa Catarina optou pelo adiamento da 14ª edição do DNA em suas unidades, em razão da tragédia ocorrida na creche de Blumenau. Tanto o Beto Carrero World, em Penha, quanto o Oceanic Aquarium e o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú, optaram por realizar o evento no próximo mês. No interior de São Paulo, o Barretos Country Park também adiou para maio sua participação no DNA, diante das notícias de possíveis atentados a escolas da região. O SINDEPAT se solidariza com todas as vítimas e familiares dos tristes acontecimentos recentes e ressalta que o setor de parques e atrações vive da alegria e diversão. “É nosso objetivo ampliar cada vez mais as ações do Dia Nacional da Alegria. A diversão é um direito de todos e sabemos da importância que essa data tem na renovação das esperanças. Brincar é um direito fundamental de toda criança”, defende a presidente executiva do SINDEPAT.

Por conta da realização da ação em outras datas fora da semana entra 10 e 14 de abril, a expectativa é de que mais de 40 mil crianças sejam atendidas na edição 2023 do Dia Nacional da Alegria.

Galerias de Imagens do Evento

últimos Eventos