SINDEPAT Industry Showcase & Networking 2018

Publicado em 10/08/2018

1ª edição do evento atrai fornecedores de mais de 10 países e marca novo momento para o setor de Parques e Atrações

O movimento para a realização do Evento foi impulsionado na sequência da Palestra do Greg Hale no Brasil em 2017, promovida pelo SINDEPAT com o objetivo de aumentar o conhecimento do setor de Parques e Atrações para o mercado brasileiro. Reunir algumas das empresas mundiais que fabricam as mais fantásticas atrações, produtos e serviços de Parques Temáticos, suas tecnologias e inovações no Industry Showcase e Tabletop Networking, com o objetivo de mostrar ao governo que esses equipamentos não são fabricados pela Indústria brasileira, e que o nosso mercado tem necessidade da tecnologia estrangeira.

O maior objetivo, porém, é conseguir a classificação dos equipamentos da Indústria em Bens de Capital, ao invés de Bens de Consumo, como são atualmente classificados. Assim como a conquista da isenção temporária de taxas de importação incidentes em equipamentos para parques temáticos, articulada pelo SINDEPAT e o Ministério do Turismo, durante o primeiro semestre de 2018, a estratégia do Evento foi abrir as portas para o aceleramento do mercado turístico dos quatro países que formam o bloco. Com a quebra definitiva das barreiras de importação, o setor alcançará um desenvolvimento espetacular na economia.

O evento, que ocorreu dias 06 e 07 de agosto, no White Pavillion (Wet’n Wild) contou com parcerias da IAAPA (International Association of Amusement Parks and Atractions), AAPA (Asociación Argentina de Parques y Atracciones), ADIT, ADIBRA e ABR, apoio do Ministério do Turismo e o Ministério da Industria e Comércio, bem como a presença do Ministro do Turismo do Brasil, Vinicius Lummertz, além de outros oficiais do governo, empreendedores e executivos de Parques, Resorts, Hotéis e da área do Turismo, fornecedores de produtos e serviços do Brasil e MERCOSUL gerando uma grande oportunidade de networking, com o intuito de discutir e refletir sobre as possíveis alternativas para aquecer do setor de Parques Temáticos e do Turismo.

A sessão TableTop contou com a participação de 11 países diferentes: Alemanha (2), Argentina (3), Brasil (5), Canadá (3), Chile (1), China (1), Estados Unidos (3), Holanda (1), Itália (1), Suiça (1) e Turquia (1). Além da área de TableTop, os fornecedores tiveram a oportunidade de apresentar seus produtos e serviços nas sessões denominada  ShowCase. Foram realizados também painéis com keynote speakers sobre os temas: Indústria Global de Parques Temáticos e Atrações e as Perspectivas de Mercado no Mercosul, Operações em Parques Aquáticos e Temáticos, Tecnologia - High Tech no Projeto Volcano Bay Waterpark, e Inovação em Parques. O Conselho Nacional do Turismo também realizou sua 52º reunião durante a realização do evento.

O EVENTO em números

Participantes 328 pessoas