Blog Acessibilidade

Valparaíso Adventure Park (MA) ganha selo Empresa Amiga do Autista

Publicado em 26/05/2023

A Incluir Treinamentos, de Amanda Ribeiro, foi a empresa escolhida pelo Valparaíso Adventure Park, em Paço do Lumiar, no Maranhão, para a capacitação dos profissionais do parque para atendimento a pessoas com TEA – Transtorno do Espectro Autista. A capacitação foi realizada no início do mês e o parque é o mais novo associado SINDEPAT a contar com o selo Empresa Amiga do Autista.

“O objetivo é estarmos cada vez mais preparados para receber visitantes com toda a atenção, cuidado e segurança. Momento super bem aproveitado de estudos e aprendizado”, manifestou-se o parque, nas redes sociais. “Realizamos o curso de capacitação básica em autismo para atendentes no Valparaíso com muita alegria”, conta Amanda. “A acessibilidade para o autismo é questão de informação, então a capacitação é o que permite isso”, completa.

O Valparaíso

Em 1999, a família Madeira adquiriu a área onde se encontra atualmente o Valparaíso Complexo Turístico Ltda, denominando-a Chácara São José do Valparaíso. Com este nome os seus proprietários pretendiam homenagear São José, padroeiro do Município de São José de Ribamar, e Pablo Neruda, que é o poeta da predileção da família Madeira.

No ano de 2006, com a ideia de criar uma empresa voltada para o turismo e gastronomia, nascia o Valparaíso Complexo Turístico Ltda, sendo preservada, assim, a denominação originária. Trata-se do maior parque de aventuras do Maranhão e, segundo o TripAdvisor, um dos melhores da América Latina. Tudo isso nos rendeu o selo de excelência da plataforma por cinco vezes consecutivas e, consequentemente, a entrada para o seu Hall da Fama.

Nos últimos anos foram inauguradas atrações como a Tirolesa, que possui um percurso de 220 metros, e a Isla Negra (2018), uma piscina de ondas com 65m de largura, 73,70m de comprimento e capacidade para 1.800.000 litros de água, além da mais recente delas, o conjunto de toboáguas BoraDescer.