Blog Associados

Beach Park sedia Maior Aula de Natação do Mundo

Publicado em 24/06/2022

"Aula de natação salva vidas". O Beach Park, em parceria com a Prefeitura Municipal de Aquiraz, recebeu dia 23/6 (quinta-feira), 924 crianças atendidas por projetos sociais do município de Aquiraz e Maracanaú e seus 231 acompanhantes para a 11ª edição da Maior Aula de Natação do Mundo.

A ação é uma iniciativa da World Waterpark Association (WWA), associação internacional que atende parques e locais aquáticos e que organiza a The World's Largest Swimming Lesson (WLSL), evento que mobiliza milhares de pessoas, em mais de 20 países, com objetivo de alertar sobre a importância vital de ensinar as crianças a nadar, a fim de evitar afogamentos.

Segundo dados da WWA, o afogamento é a principal causa de mortes acidentais de crianças entre 1 e 4 anos de idade, em 48 dos 85 países que monitora em todo mundo, além de ser a segunda causa de mortes acidentais de crianças até 14 anos.

O aprendizado de técnicas de segurança aquática melhorou desde o início da ação. Em 2014, seis anos após a primeira edição, a porcentagem de pessoas com essas habilidades essenciais saltou de 46% para 56%, de acordo com a Cruz Vermelha Americana.  Nas últimas duas décadas, as mortes não intencionais por afogamento entre crianças diminuíram 38%, de uma taxa de 1,6 por 100.000 em 1999, para 1,0 em 2019, segundo dados do Centro Nacional de Estatísticas dos EUA.

Embaixadores

Esta foi a primeira edição da maior aula de Natação do mundo realizada no Beach Park após dois anos de pandemia do coronavírus. O Aqua Park do Beach Park, em Aquiraz/CE, é o representante do Ceará há anos para a realização da iniciativa, que sempre recebeu crianças de instituições diversas. A ação também contou com o apoio do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat), da qual o Beach Park é filiado.

"Esta foi a maior edição de aula de Natação que fizemos até agora, quando recebemos quase mil crianças e seus 231 acompanhantes, a fim de chamar a atenção para uma causa tão importante, que é a prevenção de acidentes, como afogamentos", revela o diretor de Operações do Beach Park, Paulo Menezes.

No Beach Park, a iniciativa ainda teve como embaixadores as irmãs e atletas olímpicas de nado sincronizado, Bianca e Branca Feres; o ator Igor Rickli e sua esposa, a cantora Aline Whirley, acompanhados do filho Antônio.

Programação

De acordo com Paulo Menezes, o parque aquático aproveitou seu dia de fechamento ao público para realizar a Maior Aula de Natação do Mundo com segurança, ministrada em dois horários no dia 23/6: das 9h30 às 10h e 10h20 às 10h50.

As crianças tiveram orientações sobre o esporte e dicas de segurança aquática de professores de Natação em todas as nove piscinas do parque aquático – além do acompanhamento de salva-vidas e equipes de monitores, apoio e animação.

Após a aula, os alunos ainda ganharam lanche e puderam continuar se divertindo nas atrações do Aqua Park.

"A natação é uma habilidade vital para salvar vidas e ficamos muito honrados em poder contribuir para esse grande evento. Nosso objetivo foi de poder oferecer uma aula de Natação para crianças que não conhecem as técnicas do esporte ou de como ficar seguros dentro d'água. As pesquisas mostram que afogamentos de crianças podem ser evitados em até 88% dos casos com aulas formais de Natação", acrescenta Menezes.

Certificado internacionalmente pela empresa americana Jeff Ellis & Associates, responsável por treinar e qualificar os salva-vidas dos maiores parques aquáticos do mundo, o Beach Park tem o compromisso prioritário com a segurança das famílias que passam pelo destino turístico. Todo o time de salva vidas participa diariamente de treinamentos que são altamente qualificados e também passam por diversas avaliações. O certificado é internacional e faz parte do Programa Integral de Gestão de Risco Aquático.

Sobre o Beach Park Entretenimento

Com 36 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, quatro resorts, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar - espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 18 grandes atrações, recebeu em 2016 a notável marca de um milhão de visitantes. É premiado como um dos melhores parques aquáticos do mundo e melhor parque aquático da América Latina (2020) pelo TripAdvisor; além de melhor parque aquático do Brasil pela Revista Viagem e Turismo.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios - estúdio de animação próprio.

Crédito das fotos: Igor de Melo

últimos Posts