Complexo Turístico Itaipu (PR) soma 418 mil visitantes de janeiro a outubro

Publicado em 03/11/2023

Em Foz do Iguaçu (PR), o Complexo Turístico Itaipu (CTI), responsável pela operação do turismo em Itaipu, atendeu de janeiro a outubro deste ano 418 mil visitantes, ante 332.710 no mesmo período em 2022 - um aumento acumulado de 26%. O balanço do CTI mostra que outubro teve um movimento 6,3% maior do que no ano passado.

De acordo com o gerente do CTI, Marcelo Giongo, os números de atendimento, em geral, se aproximam ao período anterior à pandemia, em 2019, e indicam uma tendência de aumento gradativo na visitação. “Faltam apenas 2% de crescimento para chegarmos aos mesmos índices da pré-pandemia”, comemora.

O diretor de Turismo do Parque Tecnológico Itaipu, Yuri Benites, pontua que o Turismo de Itaipu prospera em meio a um cenário promissor. “O ano de 2023 nos apresenta resultados sólidos que demonstram o desenvolvimento do turismo local”. O diretor destaca ainda que o compromisso para 2024 "será de trabalhar cada vez mais com processos inovadores e tecnológicos, que permitam uma experiência memorável e sustentável para visitantes de todo o mundo."

Visitas

Até o momento, em 2023, o destaque ficou para o passeio Itaipu Panorâmica, com 302 mil visitantes. O aumento registrado é de 24%. O Itaipu Especial recebeu 54.344 turistas, crescimento de 67%. O Itaipu Refúgio Biológico já soma 39.513 visitas. Já o Itaipu Iluminada teve 19.420 visitantes. Entre os passeios mais restritos, o Itaipu Ride recebeu 551 turistas; o Itaipu By Bike, 438; o Itaipu Tour Virtual, 347 e o Itaipu Eventos, 675 pessoas. O Itaipu Ecomuseu recebeu 477 pessoas antes de ser fechado para reformas.

Em outubro deste ano foram realizados 42.971 atendimentos institucionais, ante 40.414 no mesmo mês de 2022. O passeio mais procurado, como ocorre normalmente, foi o Itaipu Panorâmica, com 30.290 visitantes.