Blog Associados

Grupo Oceanic anuncia projeto de aquário em Gramado (RS)

Publicado em 02/09/2022

Após o sucesso do Oceanic Aquarium em Balneário Camboriú (SC), o Grupo Oceanic lançou o projeto do aquário que será construído em Gramado (RS), o Gramado Aquarium. A mais nova atração turística da serra gaúcha contará com mais de 40 habitats e cerca de 200 espécies de animais de água doce e salgada. Durante o passeio, os visitantes terão a oportunidade de se conectar com a biodiversidade existente nas águas quentes da floresta tropical, desvendar a beleza dos ambientes gelados e polares, e ainda mergulhar nos mistérios existentes nos oceanos.

Assim como o Oceanic Aquarium, que hoje é membro da Azab – Associação de Aquários e Zoológicos do Brasil, e da Alpsa – Associação Latino Americana de Parques, Zoológicos e Aquários, o aquário de Gramado será pautado nas melhores práticas de bem estar animal, educação ambiental, promoção de ações e programas para conservação de espécies, no desenvolvimento de pesquisa científica e na (re) conexão das pessoas com a natureza. E focará em animais resgatados e nascidos sob cuidados humanos.

O investimento inicial é de R$ 80 milhões, a obra é totalmente pensada para preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. Boa parte da estrutura será de materiais metálicos, painéis térmicos e com uso de energias renováveis, em um terreno já adquirido com mais de 100 mil m², onde a maior parte da área será preservada.

A ideia já vem sendo discutida com o prefeito Nestor Tissot e com o vice-prefeito Luia Barbacovi, que se mostraram muito receptivos com os novos investimentos na cidade. A próxima etapa é protocolar o projeto nos órgãos responsáveis. A obra começará assim que todas as licenças estiverem aprovadas. A expectativa é que seja concluída em até um ano e meio após o início.

Serão gerados cerca de 200 empregos diretos, e diversas oportunidades para profissionais da área, como por exemplo: veterinários, biólogos, oceanógrafos e zootecnistas. O Grupo Oceanic também está firmando convênios com Universidades do Rio Grande do Sul para parceria em desenvolvimento de projetos, formação de mão de obra qualificada e pesquisa científica, como por exemplo, a criopreservação genética de peixes.

A apresentação do Gramado Aquarium foi entregue por Cristiano Buerger Filho, diretor do Grupo Oceanic, em mãos ao ministro do Turismo, Carlos Brito, durante visita ao Oceanic Aquarium, em Balneário Camboriú (SC), nesta sexta-feira (02). Fizeram parte da comitiva federal também, Fábio Pinheiro – Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo; Luis Vanucci – Secretário de Infraestrutura Turística; Heitor Kadri – Secretário Nacional de Atração de Investimento, Parceria e Concessões; Vital Florêncio – Chefe da Assessoria Especial do Ministro e Bob Santos – Chefe da Assessoria de Assuntos Parlamentares. Esteve presente também o Deputado Federal Rodrigo Coelho, presidente da Comissão de Turismo., e o prefeito de Balneário Camboriú Fabrício Oliveira.

últimos Posts