Museu Cristo Redentor será criado no Centro de Visitantes Paineiras

Publicado em 30/07/2022

Os mais de 90 anos de história de um dos maiores patrimônios culturais do mundo e símbolo do Brasil estarão expostos no Museu Cristo Redentor, com previsão de inauguração em 2024.

Nele também estará retratado o patrimônio histórico digital, que foi construído desde o ano passado, a partir do Acervo Digital Colaborativo, que conta com documentos e imagens compartilhados por centenas de pessoas por meio da internet. A organização de todo o acervo do museu será realizada pelo Núcleo de Acervo e Memória do Santuário Cristo Redentor.

Na manhã de ontem (29), a missa em homenagem aos 176 anos da Princesa Isabel terminou com o lançamento da pedra fundamental do Museu Cristo Redentor, que será instalado no quarto andar do Centro de Visitantes Paineiras.

“Essa celebração será um marco na história do Santuário Cristo Redentor! O Museu Cristo Redentor é um legado da Festa dos 90 anos do monumento e é a primeira ação da caminhada rumo ao centenário. Neste dia histórico em que celebramos o aniversário daquela que foi a precursora da história do grande símbolo religioso do Brasil, abençoamos o início dessa obra grandiosa para a cultura e a fé do nosso país”, disse, em nota, o reitor do Santuário Cristo Redentor, padre Omar.

A Mude, com 23 anos de experiência na concepção, construção e gestão de museus, espaços temáticos, eventos e exibições, e o Consórcio Paineiras Corcovado, que integra o Grupo Cataratas e atua na gestão e operação das experiências em parques e atrações turísticas no Brasil, terão a responsabilidade de elaborar o projeto.

A Yapoli, empresa focada em centralização, gestão e distribuição de documentos e conteúdos digitais para corporações, é a responsável pela gestão do sistema de armazenamento do Acervo Digital Colaborativo.