Blog Associados

Parque Bondinho (RJ) cria programa para acelerar startups

Publicado em 28/06/2022

O Parque Bondinho Pão de Açúcar uniu-se à MSW Capital, gestora especializada em corporate venture capital, para criar um programa de inovação dedicado ao impulso de startups inovadoras nas áreas de turismo, entretenimento, mídia e sustentabilidade. O 110 Ventures, nome do programa, tem como objetivo fortalecer o ecossistema brasileiro de empreendedorismo inovador e incentivar o uso da tecnologia para contribuir para uma melhor experiência aos turistas por toda América do Sul.

O projeto irá originar novos negócios e impulsioná-los por meio de geração de sinergias com todas as empresas da holding Iter, controladora do Parque Bondinho Pão de Açúcar. A duração do programa é de 4 meses e as startups selecionadas terão acesso a espaço de co-working no Parque Bondinho Pão de Açúcar (Praia Vermelha, no Rio de Janeiro), participarão de workshops estratégicos, realizarão POCs e poderão utilizar a base de visitantes do Parque Bondinho, com mais de 1 milhão de visitas ao ano, para aplicarem as soluções existentes ou co-desenvolverem novas soluções.

Além disso, receberão mentoria de executivos do Parque Bondinho e da MSW e possibilidade de investimento ao final do período de aceleração. Para cada empresa selecionada, será criado um Plano de Impulso do Programa, cujo objetivo é desenvolver o negócio da startup ao mesmo tempo em que fortalece a atuação do Parque Bondinho e da Iter através da Inovação Aberta, incentivando a adoção, bem como o investimento em modelos de negócios inovadores.

“O Parque Bondinho tem em seu DNA a inovação. Há 110 anos, o parque apresenta iniciativas pioneiras em diversos setores como turismo, entretenimento e mídia, sempre prezando pela qualidade e excelência que o tornaram uma das atrações mais icônicas no mundo. Ao lançarmos o 110 Ventures, em parceria com a MSW, seguimos com essa trajetória inovadora, estimulando e investindo em novas ideias no setor como um todo, extrapolando as barreiras do parque, também incentivando novas iniciativas tecnológicas no país de uma forma inédita. E o melhor de tudo, quem sairá ganhando será o Rio de Janeiro, que abrigará um projeto tão importante como esse”, explica Sandro Fernandes, CEO do Parque Bondinho Pão de Açúcar.

Essa primeira chamada visa atrair startups que atuam nos mercados de Turismo, Entretenimento, Mídia e Sustentabilidade, com maior interesse em soluções que: (1) visam novas experiências digitais e personalizadas, (2) aumentem engajamento e fidelização de clientes, (3) promovam melhoria de segurança e proteção, (4) proporcionem atendimento virtual e personalizado, (5) melhorem eficiência operacional de serviços, (6) lidem com gestão de eventos de grande porte, e (7) inovem em jornadas de aproximação e contemplação da natureza.

“O Parque Bondinho Pão de Açúcar, a Iter e a MSW participarão de forma ativa das etapas do ciclo de desenvolvimento das startups. O Parque Bondinho irá compartilhar a experiência em criar serviços de excelência, os mesmos que o tornaram referência global em turismo e entretenimento. A MSW Capital, responsável pela gestão do programa e pioneira no Brasil em corporate venture capital, trará essa experiência pioneira em compor elos de geração de valor entre a corporação e as startups, assim como prepará-las para futuras rodadas de captação”, diz Moises Swirski, fundador e sócio executivo da MSW Capital.

últimos Posts

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way