Blog Associados

Parque do Caracol (RS) faz rebranding ao completar 50 anos

Publicado em 01/09/2023

O Parque do Caracol, em Canela (RS), iniciou no mês passado uma série de ativações em comemoração aos seus 50 anos. O Grupo Iter, holding que também administra o Parque Bondinho Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro, passou a gerir o parque da Serra Gaúcha em dezembro do ano passado, antes administrado pelo poder público. E, para valorizar a marca, reforçar seus valores e resgatar sua história, a empresa contratou a agência Inmix para dar uma nova identidade ao atrativo, comunicando sua essência agregadora, humana e sustentável.

A agência elaborou não só o selo comemorativo dos 50 anos, mas também a tipologia adotada em toda comunicação visual do parque, com símbolos, padrões gráficos e nova paleta de cores. A administração do atrativo turístico espera não só impactar os visitantes com a nova marca, mas também transmitir os valores do Caracol. “O parque é icônico para a comunidade local, e carrega muita história e valores. Temos o compromisso de preservá-lo para que as futuras gerações também possam vivenciar esse espetáculo natural. Nossa missão é promover a sustentabilidade, cuidar e inspirar felicidade para quem chega aqui”, afirma o CEO do Grupo Iter, Sandro Fernandes.

Fernanda Grottera, diretora geral da Inmix, destacou a importância da adequação da equipe criativa ao escopo da marca. “O briefing veio muito forte com uma perspectiva de parque de natureza, uma região de preservação e conservação e isso se alinhou com o que a agência acredita: marcas são potências para desenvolver a sustentabilidade. Dessa forma, nosso objetivo é criar marcas que vão além do propósito, com ética e sustentabilidade”, diz. Foi desenvolvida também a identidade verbal, incluindo manifesto, história de criação, tom de voz e a assinatura da marca: Onde a natureza e os sorrisos se encontram.

O time de criação buscou referências da fauna e flora locais para a composição da nova identidade. A araucária, a tradicional Cascata do Caracol, a pinha, a borboleta e a hortênsia, por exemplo, também serviram de inspiração. Na criação da marca principal, foi pensada um logo que traduzisse a essência do parque: o icônico C, que pode ser utilizado individualmente ou junto com a palavra “Caracol”. A letra simboliza uma das principais atrações do atrativo turístico, a Cascata do Caracol, assim como a cidade de Canela e a conexão com a natureza. “O símbolo do C, dividido em três partes, tem ainda diversos significados, dentre eles a natureza que acolhe, as três quedas da cascata, as pessoas que se abraçam e os públicos do parque representados”, diz a diretora da Inmix.

 

últimos Posts

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way