Blog Associados

Parque Nacional do Iguaçu integra as comemorações dos 150 anos de Santos Dumont

Publicado em 21/07/2023

O Parque Nacional do Iguaçu, no Paraná, integra as comemorações dos 150 anos de Alberto Santos Dumont e prepara, junto com a Força Aérea Brasileira, uma apresentação especial da Esquadrilha da Fumaça, na quinta-feira, 3 de agosto. A Esquadrilha da Fumaça realizará uma apresentação no céu das Cataratas do Iguaçu para celebrar esse marco histórico e a importância do aviador para o Brasil e, claro, seu papel decisivo para a transformação da unidade de conservação, que abriga as quedas-d’água e protege uma riquíssima biodiversidade em seus 185 mil hectares.

Considerado o Pai da Aviação, Patrono da Aeronáutica Brasileira e, entre muitas outras conquistas, um dos padrinhos da criação do Parque Nacional do Iguaçu, unidade de conservação com referência mundial, localizada no Oeste do Paraná, fronteira com a Argentina, na província de Missiones.

A Esquadrilha da Fumaça, conhecida mundialmente por suas acrobacias aéreas de tirar o fôlego, é um símbolo de excelência na aviação brasileira e personifica a inspiração e dedicação de Dumont ao campo da aviação. A apresentação aérea poderá ser vista por todos que estiverem visitando o Parque Nacional do Iguaçu, na tarde de 3 agosto, quinta-feira, a partir das 16 horas. O maior conjunto de quedas-d’água do mundo será o cenário para a apresentação, unindo a relevância do brasileiro para a aviação e para a formação do Parque Nacional do Iguaçu.

História

Em 1916, durante uma visita às Cataratas do Iguaçu, Santos Dumont vislumbrou a importância de preservar aquela área como propriedade pública. Impulsionado por sua visão de conservação, ele empreendeu uma cavalgada até Curitiba, onde se encontrou com o governador. Graças aos esforços conjuntos, ainda naquele mesmo ano, a região foi desapropriada, dando início à criação do Parque Nacional do Iguaçu, reconhecido pela Unesco como Patrimônio Mundial Natural.

O parque se consolidou como referência na preservação da natureza e no turismo sustentável no mundo. A unidade de conservação brasileira, localizada no Oeste do Paraná, faz fronteira com a Argentina, na província de Missiones. O Parque Nacional do Iguaçu é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), autarquia responsável pela administração das unidades de conservação federais do Brasil, e tem a gestão da visitação turística da Urbia Cataratas S.A.

A concessionária Urbia Cataratas está implementando um projeto robusto, moderno, inspirado nas melhores referências mundiais, para encantar ainda mais os visitantes e promover o desenvolvimento econômico da região

 

 

últimos Posts

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way