Blog Associados

Parque Vila Velha (PR) pode reativar elevador na Furna 1

Publicado em 26/05/2022

A Soul Vila Velha, empresa que administra o Parque Vila Velha, em Ponta Grossa, requereu ao Instituto Água e Terra (IAT) licença para operar as reformas de reativação do elevador localizado na Furna 01 do Parque. A informação foi publicada na terça-feira (24), na forma de Súmula de Requerimento de Licença de Operação de Regularização. 

O elevador em Furnas está desativado desde o ano 2000. Na época, a justificativa para a desativação esteve relacionada com danos identificados nas paredes e possível risco aos visitantes do local. Durante o período interditado, o elevador não foi reativado por dificuldades de conserto e manutenção dos equipamentos, além de possíveis impactos ao meio ambiente. 

Desde 2019, com o início da concessão do Parque Vila Velha, o debate acerca de uma possível reativação do elevador voltou à tona. No final de 2021, a empresa Soul Vila Velha iniciou os trâmites para reforma do elevador, através de um requerimento de licença prévia ao IAT. Agora, a empresa solicitou dois requerimentos diferentes. Um deles estaria diretamente relacionado com a restauração do elevador em si e o outro está ligado com a reforma do local. 

A  Soul Vila Velha, em nota da assessoria, afirmou que o próximo passo é a obtenção da Licença de Instalação para o início das obras. "Agora, a Soul está no aguardo da análise e demais determinações por parte do órgão competente para dar continuidade nos projetos e futuramente ter a Licença de Instalação para execução dessa obra tão importante para todo o trade turístico de Ponta Grossa e dos Campos Gerais", declarou a empresa.

O Parque Vila Velha

Fundado em 1953, o Parque Estadual de Vila Velha é tombado como Patrimônio Histórico e Artístico. 

O parque abriga os arenitos que se formaram há milhares de anos, a lagoa dourada e as furnas. Também há espécies de animais ameaçados de extinção, como o lobo-guará e o tamanduá-bandeira.

Entre os atrativos que podem ser explorados no Parque estão: o arvorismo, balão estacionário, tirolesa, caminhada noturna e cicloturismo. A área total do Parque é de 3,8 mil hectares e recebe cerca de 8 mil visitantes por mês.

 

últimos Posts

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way