Parque Vila Velha (PR) reabre a Trilha da Fortaleza

Publicado em 14/11/2023

O Parque Estadual de Vila Velha, localizado em Ponta Grossa/PR, a apenas uma hora da capital, Curitiba, reabre no próximo dia 18 de novembro, sábado, a Trilha da Fortaleza. Localizada dentro do Parque, a trilha, com cerca de 13km, oferece uma experiência única aos seus visitantes, passando por lugares que não são abertos normalmente para a visitação.

“A Trilha passou por revitalização para poder receber com segurança os visitantes. São 13km de trajeto realizados a pé, entre subidas e descidas, com direito a paisagens exuberantes e com término na Cachoeira do Rio Quebra Perna”, conta o gestor do Parque Vila Velha, Leandro Ribas.

Informações importantes

A trilha é indicada para pessoas acima de 15 anos de idade, sem problemas de mobilidade, uma vez que o trajeto apresenta subidas e descidas sem pontos de apoio. Gestantes e pessoas com problemas cardíacos também não devem participar da experiência. A jornada tem início às 8h, no Centro de Visitantes, quando os participantes são recepcionados com um café da manhã. Dali, seguem pela Trilha dos Fósseis Marinhos até os Arenitos, chegando até a icônica Taça. O roteiro continua pela Trilha dos Afloramentos, Trilha da Fortaleza e Trilha dos Campos Gerais. Por fim, seguem a trilha que leva até o Rio Quebra Perna. Ao fim do passeio, por volta das 15h, os participantes retornam de van até o Centro de Visitantes.

Orienta-se que o uso de roupas leves, calçados fechados, roupa extra e também repelente contra insetos. O visitante receberá um kit-lanche para consumir durante o percurso da trilha. A compra do ingresso se dá exclusivamente pelo e-commerce do Parque, e o participante deve estar no local às 8h. O valor do investimento é de R$ 139,90.

“A Trilha da Fortaleza receberá os participantes em dias específicos. São paisagens raras, de tirar o fôlego, que não são observadas com frequência pelos nossos visitantes. Além disso, a experiência oferece um contato estreito com a fauna e a flora do local, oferecendo belos e inesquecíveis registros”, destaca Ribas.

Sobre o Parque Vila Velha

Localizado a apenas uma hora de Curitiba, o Parque Estadual de Vila Velha é o primeiro parque estadual criado no Paraná, em 1953, e atualmente é uma concessão do Governo do Estado do Paraná, por meio do Instituto Água e Terra, à Soul Vila Velha, uma empresa do Grupo Soul Parques. As bilheterias funcionam até às 15 horas. O parque indica, a chegada ainda pela manhã, para que os visitantes possam conhecer os três atrativos naturais – Arenitos, Furnas e Lagoa Dourada – se deliciar com as diversas opções gastronômicas e ainda aproveitar as atrações de aventura – Tirolesa, Arvorismo e Cicloturismo.

Mais informações podem ser obtidas no www.parquevilavelha.com.br.