Blog Associados

Urbia apresenta programação de férias no Parque Ibirapuera (SP)

Publicado em 03/07/2023

Marcado pelo período de férias escolares, o mês de julho é muito esperado pelos moradores da capital paulista e turistas de todo o País, já que é o momento ideal para vivenciar novas experiências e ter dias de lazer e descanso. Com isso em mente, a Urbia, gestora de oito Parques da cidade de São Paulo, entre eles o Parque Ibirapuera, associado SINDEPAT, preparou uma agenda completa de eventos para todos que irão aproveitar o tempo em família na metrópole.

O Parque Ibirapuera, administrado pela Urbia, preparou uma programação especial iniciada no último sábado, dia 1, com apresentações da Escola de Música Parque Ibirapuera (EMPI), evento gratuito e aberto ao público. A grande novidade das férias do Ibirapuera neste ano são os circuitos temáticos ambientais para toda a família. De 6 a 30 de julho, todas as quintas e sextas-feiras, sábados e domingos, os visitantes do Parque viverão experiências únicas com a natureza. O circuito 'O Parque e os Sentidos: experimentando a natureza' é voltado para crianças de três a sete anos e será realizado sempre às 10h. O objetivo é explorar de forma lúdica cheiros, sons, sensações térmicas, texturas e identificar a fauna e a flora do caminho percorrido.

Já o circuito 'O Parque e as plantas: o universo de nativas e exóticas' é voltado para crianças com idade igual ou superior a oito anos e será realizado sempre às 14h30 (no mesmo período e dias da semana do circuito sobre Sentidos). Nessa atividade, os participantes aprendem brincando sobre plantas nativas do Brasil e curiosidades da flora do Parque. Os circuitos têm duas horas de duração e as crianças devem estar acompanhadas de pelo menos um responsável. A saída para o passeio é do Centro de Visitantes, localizado ao lado do Planetário, próximo ao Portão 10. As vagas são limitadas e as inscrições devem ser feitas 30 minutos antes do início da atividade, na recepção do Centro de Visitantes. O ingresso custa R$ 50,00 por criança e ou adulto.   

 

Planetário

Diversas sessões foram preparadas nessas férias no Planetário para que a criançada possa curtir com toda a família. A sessão infantil 'Projeto Científico' tem duração de 35 minutos e mostra a história de Neco e Silo, dois personagens pré-adolescentes habitantes do planeta Arconine, que acabam de ganhar um prêmio escolar por um projeto científico sobre o Sistema Solar. As sessões acontecem às quartas, 15h e quintas, 13h.

O espetáculo 'Show de Luna' tem 40 minutos de duração e apresenta várias histórias de uma garota que ama ciências e usa a imaginação para descobrir respostas do universo, com seu irmãozinho Júpiter e seu furão de estimação, Cláudio. As apresentações acontecem às quartas, 13h; quintas, 11h; sextas, 13h e 15h; sábados, 13h e domingos, 11h e 13h.

'Olhar o Céu de São Paulo Outra Vez' é um espetáculo que também integra as sessões da programação de férias: às quartas, 17h; quintas, 17h; sextas, 19h; sábados, 15h e 19h e domingos, 17h. Os visitantes poderão conferir o céu de São Paulo. A sessão das quartas-feiras é totalmente gratuita.

'Planetas do Universo' é uma apresentação que faz uma reflexão sobre as descobertas que mexem com a humanidade e que trazem à tona questões profundas dos seres humanos: será que estamos sozinhos no universo? As exibições serão às quintas, 15h; sextas, 17h; sábados, 17h e domingos, 15h.

As entradas para os espetáculos custam a partir de R$ 15. Os ingressos para o Planetário Ibirapuera podem ser adquiridos no site planetario.urbiapass.com.br ou presencialmente na bilheteria. Optando por comprar na bilheteria, o usuário fica sujeito ao número de ingressos disponíveis no momento da aquisição. O local abrirá sempre uma hora antes do início da primeira sessão do dia e fechará no início da última sessão. A programação está sujeita a alterações sem prévios avisos.

No dia 22 de julho, às 19h, a sessão especial, ao vivo, 'Apollo 11: um grande salto para a humanidade' será apresentada pela astrônoma Mirian Castejon Molina. A atividade é alusiva à comemoração dos 54 anos da chegada do ser humano à Lua em julho de 1969. Os visitantes vão aprender um pouco mais sobre como foi essa história sob o céu estrelado do Planetário.

De 10 a 13 de julho, acontecerá o curso 'Telescópios: a visão além do alcance', ministrado pelo astrônomo, João Eduardo Fonseca. As aulas são voltadas para iniciantes e interessados nesses instrumentos científicos, que auxiliam a enxergar mais longe as maravilhas do universo. Durante o curso, será abordado conceitos básicos de forma introdutória, incluindo aulas práticas com instrumentos de diversos modelos, com duração total de 10 horas. 

De 18 a 20 de julho e de 25 a 27 de julho, será realizado o curso 'Introdução à Radioastronomia', conduzido pelo professor, Denis Zoqbi. Nas aulas, os alunos aprenderão como a radioastronomia ajuda os cientistas a desvendarem diversas áreas e astros do Universo. Além disso, os participantes também saberão como as ondas de rádio podem contar a história do cosmos, com duração total de 12 horas.

Os cursos são indicados para jovens a partir de 15 anos e os menores de 18 anos devem estar acompanhados de um responsável nas aulas. Haverá emissão de certificado do curso. Cada curso tem um valor específico e pode ser consultado no site ema.urbiapass.com.br. Para se inscrever, é muito fácil: basta acessar o site e selecionar o curso desejado. É necessário ler com atenção os detalhes de cada curso. As aulas serão realizadas no período noturno, na Escola de Astrofísica, que fica ao lado do Planetário Ibirapuera.

Observação de astros - Os visitantes do Parque poderão participar de observações de céu totalmente gratuitas. Todas as quartas-feiras, das 15h às 17h, haverá 'Observação do Sol' e das 18h30 às 20h30, 'Observação Noturna'. Ambas as atividades utilizam um telescópio para ter maior clareza e proximidade do alvo. Na observação solar, o participante verá o astro rei, o Sol, e as manchas solares e como ele se comporta. Já na observação noturna, o céu estrelado é o protagonista, sendo possível, ver a Lua e planetas próximos da Terra. As condições meteorológicas influenciam na realização dessas atividades e, por esse motivo, podem ser canceladas e ou remarcadas sem aviso prévio. Para participar da observação é necessário comparecer à Rosa dos Ventos, localizada próximo ao Planetário e à Escola Municipal de Astrofísica.

 

Sobre a Urbia

Criada em 2019, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os usuários. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor com mais diversidade, inclusão e cidadania. Ao todo, são quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos da capital paulista e da região sul do país. A primeira é a Urbia Gestão de Parques de São Paulo é uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado), apoiada no desenvolvimento sustentável, com o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Horto Florestal e da Cantareira, ambos localizados na Zona Norte de São Paulo/SP; áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral (Cânions), situados em Cambará do Sul/RS; e das áreas de visitação do Parque Nacional do Iguaçu, em Foz do Iguaçu/PR.

últimos Posts

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way