Publicado em 20/08/2024
O visual é de impressionar. Andar na base do Cânion Itaimbezinho, em meio aos paredões com mais de 700 metros de altura, margeando o Rio do Boi e em uma região preservada no Parque Nacional de Aparados da Serra é uma experiência única. Sob gestão da Urbia, a trilha do Rio do Boi é uma aventura incrível, em um percurso de 14 quilômetros no total - sete de ida e sete de volta - com duração aproximada de sete horas.
Localizada na fenda do cânion, a trilha premiada internacionalmente permanecia fechada às segundas-feiras. Mas, agora, o atrativo está aberto todos os dias, com entrada das 8h às 11h O Visitante pode permanecer na trilha até às 17h. O acesso deve ser feito pela Estrada Geral do Rio do Boi, em Praia Grande, em Santa Catarina. É preciso comprar ingresso previamente, já que o número de visitantes é limitado no parque, seguindo as diretrizes do ICMBio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade).
Antes de programar a caminhada pela trilha, também é preciso agendar o acompanhamento de um guia credenciado junto ao ICMBio. É obrigatório realizar o percurso com o auxílio desses profissionais, que também devem ser contratados com antecedência. No site da Urbia há a lista completa de guias cadastrados. É importante levar uma muda de roupa seca para o retorno, além de lanche reforçado, tal como água na quantidade mínima de 1 litro por pessoa, além de botas ou tênis com solados específicos para trilhas.
Ao longo da trilha há pontos com piscinas naturais e cachoeiras que também são atrativos para os visitantes. Aliás, 60% da trilha é feita sob o leito do Rio do Boi. É possível ainda observar a flora de perto e, com sorte, a fauna. Trata-se de um trecho de Mata Atlântica extremamente preservado. A trilha é considerada de dificuldade alta, o que não deve afastar nenhum caminhante. Basta ter ânimo e cuidado a cada passo. O valor do ingresso é R$ 97 por pessoa e quem tem mais de 60 anos paga R$ 68. O valor do guia é pago à parte e diretamente ao profissional.
Avaliações positivas - O Rio do Boi, administrado pela Urbia, está entre os vencedores do Prêmio Travellers’ Choice 2024, reconhecimento atribuído a locais que recebem um alto volume de avaliações positivas de turistas na plataforma de viagens Tripadvisor, ao longo de 12 meses. A atração atingiu o 7º Lugar na América do Sul, na categoria “Principais Atrações”. No ranking brasileiro, a trilha garantiu o 5° lugar. O prêmio Travellers’ Choice homenageia os destinos, hotéis, restaurantes e atividades favoritas dos viajantes com base nas avaliações e opiniões coletadas em todo o mundo. No ano passado, o Rio do Boi já havia sido um dos grandes destaques entre as melhores atrações do mundo.
Rio do Boi - Parque Nacional da Aparados da Serra
Endereço: Estrada Geral do Rio do Boi – Praia Grande, SC
Localização: Parque Nacional de Aparados da Serra no limite dos municípios de Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e Praia Grande, no estado de Santa Catarina.
Sobre a Urbia - Criada em 2019, pela Construcap, a Urbia Gestão de Parques nasce para valorizar, cuidar e preservar o patrimônio histórico e ambiental, enquanto oferece lazer qualificado, entretenimento e cultura a todos os visitantes. A dedicação da empresa se concentra em criar, a cada dia, um mundo melhor, com mais diversidade, inclusão e cidadania, reconectando as pessoas à natureza. Ao todo, há quatro concessões especializadas na gestão de parques públicos, urbanos e naturais, hoje concentradas nas regiões Sul e Sudeste do país. Desde 2021, no Rio Grande do Sul, a Urbia administra os Parques Nacionais de Aparados da Serra e da Serra Geral, considerando suas principais áreas de visitação - às áreas do Cânion Fortaleza, Cânion Itaimbezinho e Rio do Boi, situadas em Cambará do Sul e em Praia Grande (cidade localizada em Santa Catarina);
No Paraná, a Urbia faz a gestão das Cataratas do Iguaçu, no Parque Nacional localizado em Foz do Iguaçu, em parceria com o Grupo Cataratas, com os mesmos propósitos e modelos de gestão. Recentemente, também em parceria com o Grupo Cataratas, a Construcap sagrou-se vencedora da licitação do Parque Nacional de Jericoacoara, cujo contrato já foi assinado. A primeira concessão do grupo foi a Urbia Gestão de Parques de São Paulo, uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) criada para cuidar da gestão dos seis parques paulistanos (Ibirapuera, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Jacintho Alberto, Jardim Felicidade, Eucaliptos e Lajeado). Apoiada no desenvolvimento sustentável, ela tem o objetivo de conectar pessoas por meio do lazer, entretenimento e cultura, e proporcionar momentos de imersão e harmonia com a natureza no meio urbano. Além destes, a Urbia também é responsável pela gestão dos Parques Estaduais do Horto Florestal (Alberto Löfgren) e da Cantareira, ambos localizados na zona norte de São Paulo/SP.
Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way