Publicado em 24/04/2025
A Urbia, empresa que administra as áreas de visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, celebra o terceiro aniversário do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, o qual integra os Cânions Fortaleza e Itaimbezinho. A concessionária possui um compromisso forte com a conservação ambiental e o incentivo ao turismo sustentável valorizando as experiências dos visitantes. O dia 13 de abril marca o reconhecimento mundial dos Parques como polo de geoturismo e área de relevância geológica internacional, com a chancela da Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).
Os cânions possuem características essenciais para a consolidação do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul, que está situado na região Sul do Brasil entre os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O território envolve 7 municípios, sendo 4 de Santa Catarina (Praia Grande, Jacinto Machado, Timbé do Sul e Morro Grande) e 3 do Rio Grande do Sul (Torres, Mampituba e Cambará do Sul), totalizando uma área de 2.830 km².
O geossítio (como são chamadas as áreas com características geológicas únicas e importantes para a ciência, educação e turismo) do Itaimbezinho, no Parque Nacional Aparados da Serra, é o melhor exemplo da região para demonstrar como as estruturas tectônicas (falhas e fraturas) existentes nas rochas vulcânicas da formação, controlaram a morfologia do cânion. Já o geossítio do Fortaleza, no Parque Nacional da Serra Geral, também é essencial para o território, pois é caracterizado por um profundo e marcante vale em “V” com cerca de 8 quilômetros de extensão. Este geossítio também pode ser considerado como um ponto panorâmico para a observação e interpretação de elementos da paisagem, com visualização tanto para as escarpas da Serra Geral como para a planície costeira.
“Os Cânions Itaimbezinho e Fortaleza são verdadeiros ícones da natureza, com suas impressionantes formações rochosas e paisagens deslumbrantes. Diversas iniciativas têm sido implementadas para garantir a proteção desses ambientes únicos. Isso inclui a manutenção de trilhas seguras, a realização de atividades educativas e a promoção de práticas de turismo responsável, que respeitam a biodiversidade e a cultura local”, destaca Humberto Filho, diretor da Urbia, enfatizando toda a atenção com a área concedida em 2021, lembrando que a chancela da Unesco reforça e atesta que na área dos Parques Nacionais existe algo muito especial para ser visto e preservado. “A Urbia já investiu mais de R$ 37 milhões nas áreas de visitação, visando a segurança e a preservação ambiental, e ainda outros R$ 20 milhões a título de Outorga para o Poder Concedente”, enfatiza
Entenda o que é um Geoparque
O Geoparque é uma área com limites claramente definidos, onde sítios e paisagens de relevância geológica internacional, aliados aos outros bens naturais e culturais da região, são integrados em estratégias de desenvolvimento territorial que envolvem a conservação da natureza, a educação e a promoção do desenvolvimento econômico, em especial por meio do turismo. Os cânions Itaimbezinho e Fortaleza fazem parte desse complexo e contribuem dentro das três principais áreas de atuação da equipe do Geoparque Caminhos dos Cânions do Sul: a geoconservação, o geoturismo e a educação. Integrando o programa da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura, o Brasil tem ainda o reconhecimento dos Geoparques Mundiais de Araripe (CE), Seridó Geoparque (RN), sendo que recentemente dois novos territórios passaram a fazer parte do programa: Caçapava e Quarta Colônia, ambos no estado do Rio Grande do Sul.
SERVIÇO
Cânion Fortaleza - Parque Nacional da Serra Geral
Endereço: Final da Rodovia CS-012, em Cambará do Sul/RS
Localização: O Parque Nacional da Serra Geral fica no limite dos municípios de Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e Jacinto Machado, no estado de Santa Catarina.
Atrativos: Trilhas da Pedra do Segredo (onde está localizada a Cachoeira do Tigre Preto), da Borda Sul, do Mirante, do Alto do Mirante e do Quebra Cangalha.
Cânion Itaimbezinho - Parque Nacional Aparados da Serra
Endereço: Rodovia RS 429, KM 18, em Cambará do Sul/RS
Localização: O Parque Nacional de Aparados da Serra fica no limite dos municípios de Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e Praia Grande, no estado de Santa Catarina.
Atrativos: Trilhas do Vértice, do Cotovelo e do Camisas, além do serviço de locação de bicicletas Urbia Bike, cafeteria e loja de souvenirs Urbia Store.
Rio do Boi - Parque Nacional Aparados da Serra
Endereço: Estrada Geral do Rio do Boi – Praia Grande, SC
Localização: Parque Nacional de Aparados da Serra no limite dos municípios de Cambará do Sul, no estado do Rio Grande do Sul, e Praia Grande, no estado de Santa Catarina.
Atrativos: Trilhas do Rio do Boi, uma das dez mais belas do Brasil.
Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way