Com voluntários, Parque Nacional do Itatiaia (RJ) inaugura trilha acessível

Publicado em 23/06/2025

Para comemorar seus 88 anos, o Parque Nacional do Itatiaia, no Rio de Janeiro, inaugurou o Caminho Acessível do Voluntariado.

Trata-se de uma trilha de cerca de 50 metros que conecta o Centro de Visitantes à Lanchonete do Lago Azul. A trilha foi projetada para garantir segurança e conforto para pessoas idosas, com mobilidade reduzida e cadeirantes.

A construção da trilha foi realizada pela equipe de trilhas do Parque, com o apoio fundamental de 16 voluntários que dedicaram semanas ao projeto. Entre os meses de abril e junho, as manhãs de quarta-feira ficaram marcadas pela mobilização da sociedade civil durante as chamadas “Quartas do Voluntariado”, um mutirão semanal exclusivo para os trabalhos na trilha. 

A iniciativa contou ainda com o suporte de parceiros institucionais, como a Fundação SOS Mata Atlântica, a Prefeitura de Itatiaia, a empresa Parquetur e a Eletrobras, que contribuíram para a viabilização da obra. O resultado é um espaço que simboliza cidadania, trabalho coletivo e o compromisso do Parque com a acessibilidade. 

O Caminho Acessível do Voluntariado representa mais do que um novo percurso: é um convite à participação social e um avanço para tornar a experiência no Parque mais inclusiva para todas e todos. 

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way