Nascimento de guarás e calopsitas marcam a Páscoa no Oceanic Aquarium (SC)

Publicado em 21/04/2025

A Páscoa é uma época de celebração e renovação, marcada por tradições e símbolos. O ovo foi incorporado ao simbolismo da data por representar a fertilidade e vida nova. E tem ovos no aquário - que não são de coelhos - de aves! O Oceanic Aquarium está celebrando a postura de ovos e o nascimento de pássaros. As Calopsitas e Guarás estão se reproduzindo, um símbolo de esperança e renovação, assim como a Páscoa. 

Os exuberantes Guarás trazem um colorido ímpar para o habitat Mangue, onde convivem com capivaras e iguanas. No recinto, a equipe técnica do Oceanic Aquarium observou dois ovinhos. Para garantir a eclosão, foram retirados e incubados na clínica veterinária do aquário. “Para nós é novidade. Então desenvolvemos um protocolo interno de incubação artificial para aumentar a probabilidade desse filhote nascer, visto que os Guarás são pais de primeira viagem. Quando o filhote começou a quebrar o ovo com o bico foi uma alegria imensa. E começamos os cuidados para o pleno desenvolvimento dele, alimentamos com seringa seis vezes ao dia e a comida foi ficando mais consistente conforme foi crescendo”, conta a veterinária Juliana Formágio. O outro ovo não estava fecundado. Foi realizado o exame de sexagem e o resultado? É menina!

A incubação do ovo dura de duas a três semanas e o filhote nasce com as penas acinzentadas. Mas por que os filhotes tem plumagem escura? “A cor vermelha será completa por volta de um ano de idade. A mudança na coloração ocorre gradualmente, à medida que os filhotes começam a comer alimentos ricos em carotenoides”, explica Thays Caneloi, veterinária. Responsável também por cuidar do filhote e realizar exercícios para ensinar ela a andar. Durante esse período de cuidados, no recinto foi colocado um espelho para ele se acostumar com a imagem e reconhecer outros guarás e também alguns objetos para despertar a curiosidade. E como já se alimenta sozinha, a equipe iniciou o processo de inseri-la no recinto e aproximar dos pais que vão ensiná-la a voar. Outros dois ovos da espécie estão na incubadora.

 

Vovôs Calopsitas

Além dos Guarás, o casal de calopsitas Mickey e Aurora também estão aumentando a família! Eles vivem na Imersão Oceania e fizeram a postura de três ovos. Os filhotes nasceram lindos e saudáveis e estão sendo cuidados pelos pais no recinto. A choca dos ovos dura cerca de três semanas e os papais têm todo o cuidado necessário para os filhotes se desenvolverem. Eles são os primeiros ‘netos’ de Theo e Gaia nascidos no Oceanic Aquarium. O exame de sexagem será feito somente depois que completarem um mês. Cerca de dez calopsitas já nasceram no aquário.

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way