Parque Arvorar é destaque na 4a Jornada Sustentável do Beach Park

Publicado em 06/11/2024

O Grupo Beach Park Entretenimento promoveu ontem, dia 5, uma apresentação exclusiva e uma série de palestras sobre o Parque Arvorar, que tem como propósito central a educação ambiental e a conscientização ecológica. Com inauguração prevista para dezembro, o novo parque visa proporcionar aos visitantes uma compreensão mais profunda sobre a importância do bem-estar animal e da biodiversidade cearense, combinando experiências imersivas e educativas. Além disso, o Arvorar será um espaço de reabilitação para aves resgatadas, que serão cuidadas até sua reintegração ao ambiente natural, reforçando o compromisso com a preservação e recuperação da fauna local. A apresentação ocorreu dentro da programação da Jornada Sustentável, evento idealizado pelo Beach Park que chegou à sua quarta edição. 

A programação da Jornada Sustentável foi estruturada em torno do tema ‘Reabilitar, refaunar e conservar – Ações do presente para o futuro’, reunindo especialistas de renome nacional. A abertura contou com a apresentação do projeto ‘Refauna Arvorar’, conduzida por representantes do próprio parque e das ONGs Aquasis e Associação Caatinga. O primeiro painel, com a presença de Camila Martins, da Em Prática Consultoria em Educação para Conservação (SP), e Romana Aguiar, coordenadora de Educação Ambiental do Arvorar (CE), abordou o tema ‘Educação para a conservação’, destacando a necessidade de integrar práticas de preservação ao cotidiano de forma acessível e envolvente.

O CEO do Beach Park, Murilo Pascoal, ressaltou que, embora esta seja a quarta edição da Jornada Sustentável, o compromisso do empreendimento com a sustentabilidade é um legado de mais de uma década. “Há nove anos investimos em iniciativas voltadas à preservação, e há 14 anos criamos uma área específica para questões ambientais. Hoje, buscamos dar um passo além de ações pontuais, estruturando um negócio que gera impacto positivo para a sociedade e a natureza. Nossa intenção é aprofundar os processos e fortalecer o trabalho desenvolvido com o Arvorar e as práticas sustentáveis, ampliando a consciência coletiva para remediar os desafios ambientais”, afirma.

A palestra magna ficou a cargo de Neiva Guedes, presidente do Instituto Arara Azul (MG). Em seguida, o painel ‘Reabilitação de animais silvestres’ contou com a presença de Vanessa Kanaa, presidente do Instituto Fauna Brasil (SC), e dos especialistas Fábio Nunes e Weber Girão, da ONG Aquasis (CE). O encerramento foi marcado pela apresentação de Marcelo Rheingantz, diretor executivo da Refauna Brasil (RJ), que proferiu a segunda palestra magna do dia sobre o tema ‘Preenchendo com vida florestas vazias’.

A gerente do Parque Arvorar, Leanne Soares, também fez uma apresentação sobre o novo parque que integra o Grupo Beach Park e ficará situado no bairro Terra Brasilis, em Aquiraz, a cerca de 25 minutos do parque aquático do Porto das Dunas. Ela mostrou como serão suas instalações e as principais espécies de pássaros que são encontrados no território cearense. O evento também marcou o lançamento do Edital Arvorar, que busca incentivos para projetos de reabilitação de fauna silvestre no Ceará.

Serra das Almas

De hoje até sexta-feira, a Jornada Sustentável se estende à cidade de Crateús, onde os convidados passarão três dias na reprodução na Reserva Natural Serra das Almas, a maior Reserva Particular do Patrimônio Natural do Ceará, administrada pela Associação Caatinga.

Nesse cenário privilegiado, eles acompanharão etapas do projeto ‘Refauna Arvorar’, incluindo a reintrodução de espécies ao habitat natural e ações de conservação de espécies ameaçadas, como o Periquito Cara-suja. A programação ainda contará com uma edição especial da experiência ‘Passarinhar Serra das Almas’, uma caminhada de observação de aves que oferece uma rara experiência sobre a rica biodiversidade da região.

O Parque Arvorar, com sua abordagem educativa e de conservação, reforça o papel do Beach Park como um importante defensor do meio ambiente, promovendo iniciativas que impactam positivamente a natureza e a sociedade, inspirando ações conscientes para o futuro. Além de espaços para diversão e ações educativas, o novo parque terá três viveiros com cerca de 3.000 m² de área, onde os visitantes poderão conhecer diversas espécies de pássaros que compõem a fauna cearense.

 

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way