Plantação de árvores marca Dia do Meio Ambiente na FG Big Wheel (SC)

Publicado em 06/06/2023

O passeio na roda gigante de Balneário Camboriú (SC), nesta semana, vai além da diversão. Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, quem visitar a FG Big Wheel nos próximos dias vai participar de uma ação em prol da sustentabilidade e da preservação da natureza.

Logo na entrada do Complexo, os visitantes estão recebendo um pequeno pacote com sementes. Cada um escolhe entre quatro espécies nativas, que fazem parte da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual (RPPNE), da FG Big Wheel.  Ao todo vão ser distribuídas esta semana 300 sementes de aroeira pimenta, quaresmeira, ipê amarelo e chuva de ouro da Mata Atlântica.

Quem quiser também pode plantar uma árvore, na área da RPPNE, com o apoio da equipe do complexo. Nesta segunda, no primeiro dia da ação, alguns visitantes, entre crianças e adultos, já tiveram essa experiência e colaboraram com o meio ambiente. Podem ser plantadas sementes de gabiroba, pitanga, cerejeira e jabuticabeira. Os locais para a plantação foram escolhidos pela engenheira ambiental da Koeddermann Associados, Nicole Schramm.

“A FG Big Wheel se preocupa muito com o meio ambiente, e tenta ao máximo minimizar os impactos do empreendimento, isso desde a fase de instalação da roda gigante, e agora na operação isso se mantém. É uma cultura da empresa. As ações com o meio ambiente vêm para maximizar a preocupação com as questões ambientais. A FG Big Wheel está sempre atenta e faz com frequência a manutenção da área da RPPNE, inserindo espécies nativas”, conta Nicole.

O Dia Mundial do Meio Ambiente foi estabelecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 1972, durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, na Suécia.

Sobre a RPPNE

O complexo da roda gigante está numa área de mais de 57.000m2, sendo mais de 20 mil m2 de área de conservação ambiental. No último dia 24 de maio, o terreno foi instituído como Reserva Particular do Patrimônio Natural Estadual, um reconhecimento e status legal por parte do governo estadual. O objetivo da RPPNE é conservar a diversidade biológica, permitindo apenas a pesquisa científica e visitação com fins turísticos, recreativos e educacionais.