Zoológico de São Paulo recebe filhote de cachorro-vinagre

Publicado em 04/01/2024

Em 2023, o Zoológico de São Paulo recebeu dois Cachorros-vinagre (Speothos venaticus) nos meses de novembro e dezembro para o programa de conservação da espécie que está classificada como vulnerável na lista oficial de espécies ameaçadas de extinção do Ministério de Meio Ambiente (Portaria MMA Nº 148, de 7 de junho de 2022). O primeiro animal, uma fêmea de aproximadamente quatro meses, foi localizado sozinho no entorno do parque Natural da cidade de Porto Velho, em Rondônia. O filhote foi resgatado pelo IBAMA e encaminhado ao CETAS (Centro de Animais Silvestres) onde recebeu os primeiros atendimentos e cuidados especiais.

Em seguida o ICMbio (Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade) foi acionado, por conta da vulnerabilidade da espécie, e iniciou as tratativas com a AZAB (Associação de Zoológicos e a Aquários do Brasil), que trabalha em parceria com o governo federal no manejo de animais sob cuidados humanos. Por recomendação do programa, o Zoológico de São Paulo foi indicado para receber a fêmea em virtude da expertise nos cuidados com a espécie.

“Assim que recebemos o contato dos profissionais do Cetas de Rondônia, nossa equipe começou a trocar informações com os colegas no sentido de obter maiores informações sobre a condição de saúde do filhote e apoiá-los na conduta veterinária e nutricional, já que se trata de uma espécie que vive em grupo familiar de alta complexidade social. Por ser um filhote, seria difícil a sua a sobrevivência na natureza sozinho, além de apresentar uma grande interação com as pessoas. Assim que teve sua condição clínica estabilizada, o filhote embarcou para São Paulo. Atualmente ele concluiu o período de quarentena, segue em acompanhamento da equipe de veterinários do Zoo, já ganhou peso, cresceu e está saudável”, explica Mara Marques, bióloga do Zoo SP.

Pretendente

Em dezembro, Rondon chegou a São Paulo por meio de um voo solidário da Latam, que evitou o deslocamento terrestre por mais de mil quilômetros. Também proveniente de resgate, no estado de Mato Grosso, o Cachorro-vinagre vivia no Zoológico de Brasília desde 2022, quando foi recomendada a sua transferência para o Zoo de São Paulo. O macho está em quarentena e será pareado com a fêmea rondoniense. Enquanto isso, os biólogos deixarão o casal em ambientes próximos, a fim de estimular a “paquera”. Atualmente, há apenas 11 destes animais sob cuidados humanos no país.

O cachorro-vinagre tem cerca de 60 centímetros de comprimento, pequenas orelhas arredondadas e pernas, cauda curtas e seu peso varia entre quatro e sete quilos. Ele possui pelagem de coloração castanho avermelhada e dorso mais claro do que o ventre. A espécie está classificada como vulnerável em razão do desmatamento e redução do seu habitat, atropelamentos, aproximação com cães domésticos – o que aumenta a incidência de doenças como raiva, parvovirose e sarna nas populações silvestres, ataques por cães domésticos e a caça, o que torna fundamental e necessária sua inserção e manutenção em planos de conservação.