Publicado em 24/03/2023
O SINDEPAT (Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas) e a Adibra (Associação Brasileira de Parques e Atrações, em parceria com a Universidade de Caxias do Sul (UCS), lançaram ontem o curso de “Pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos”. A divulgação ocorreu durante a quarta edição do SINDEPAT Summit, que aconteceu em Brasília, nos dias 22 e 23 de março. O curso de pós-graduação, que é o primeiro do setor, tem carga horária de 360 horas e duração de um ano e meio. As aulas estão previstas para iniciar no mês de setembro deste ano, e as turmas serão abertas no prazo máximo de um mês.
"Esse curso começou a ser idealizado há um ano, quando o SINDEPAT Summit foi realizado em Gramado (RS)", conta a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. "Fizemos uma parceria com a Universidade Caxias do Sul, que ganhou a inscrição de estudantes em nosso evento, com o objetivo de incentivar a aproximação entre a academia e o mercado de trabalho. Lançar este curso um ano depois, aqui no Summit, é a demonstração de que as parcerias são o melhor caminho para desenvolver e fortalecer nosso setor", completou.
O curso será realizado no formato híbrido, com aulas on-line que acontecerão segundas e terças-feiras, das 19h30 às 22h30, por meio da Plataforma Google Meeting, utilizada pela universidade. Já os encontros presenciais serão em duas regiões referências em atratividade turística do Brasil. Os interessados poderão se inscrever por meio do site, que será divulgado em breve pela universidade, e nos canais de comunicação das duas associações. O objetivo do curso é potencializar a qualificação profissional de pessoas que já atuam no setor de parques de diversões ou que pretendem ingressar no segmento que se expande no Brasil.
O professor e coordenador da pós-graduação em Gestão de Empreendimentos Turísticos da Universidade de Caxias do Sul, Maguil Marsilio, explicou como será a vivência in-loco. “A primeira semana será destinada para as cidades de Gramado e Canela (RS), onde acontecerão visitas aos parques de diversões e atrativos turísticos, e ao Campus da Universidade, com imersões voltadas para experiências turísticas, gastronômicas e de entretenimento. A mesma dinâmica de visitas técnicas está programada para acontecer em São Paulo, com duração de dois dias, cidade onde também acontecerá o encerramento do curso”.
Serão realizados dois módulos: Gestão de Serviços Encantadores, com disciplinas voltadas para o design de serviços e que permeiam várias áreas como Marketing, Gestão de Pessoas, Finanças e Comercial; e o segundo voltado para o Encantamento Estratégico, com disciplinas que vão instigar o aluno a ter um olhar mais direcionado a médio e longo prazo para esses atrativos, principalmente focados ao Plano de Negócios Turísticos.
A diretora de Educação da Adibra, Cyntia Carneiro, falou sobre a inciativa. “O lançamento da pós-graduação em Gestão de Parques e Atrativos Turísticos marca um importante momento da Educação Adibra. Dados de pesquisa recente do estudo Parques, atrações turísticas e entretenimento no Brasil – Panorama Setorial e novos investimentos, idealizado pelo Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (Sindepat) e pela Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), apontam o amplo potencial de desenvolvimento do nosso setor. A profissionalização é fundamental. Precisamos estar preparados para atender com excelência a crescente demanda do mercado.”
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