Dia Mundial do Turismo ganha debates na Câmara dos Deputados

Publicado em 01/10/2021

SINDEPAT representa G20+ nos pleitos do setor

BRASÍLIA – O Turismo ganhou destaque nos debates da Câmara dos Deputados nesta semana, com a realização do seminário “Turismo na Ordem do Dia- Perspectivas e Tendências para o Turismo no Brasil”, realizado na quarta e quinta-feiras, dias 29 e 30, em comemoração ao Dia Mundial do Turismo, celebrado no último dia 27 de setembro.

A iniciativa do seminário foi do presidente da Comissão de Turismo da Câmara, deputado Bacelar, e contou com a participação da diretora-executiva do SINDEPAT, Carolina Negri, que apresentou breve cenário do setor na manhã de ontem. Na terça-feira, dia 28, ela representou ainda o G20+, grupo de associações de Turismo com pleitos em comum, na entrega de ofício com as principais demandas do setor ao vice-presidente da Câmara dos Deputados, Marcelo Ramos, substituindo o presidente Arthur Lira.

O documento “Pautas Prioritárias do Setor de Turismo e Eventos” destaca a relevância econômica do Turismo, e segmenta em cinco pilares os pleitos urgentes para o setor: 1) Desoneração da folha trabalhista; 2) Reforma Tributária; 3) Demandas referentes a crédito; 4) Programas de ampliação da demanda turística; 5) Apoio à tramitação da Lei Geral do Turismo. Ao entregar o ofício, a diretora-executiva do SINDEPAT destacou que o Turismo é grande empregador e precisa estar incluído na desoneração da folha de pagamentos que está em tramitação no Congresso e agradeceu pelas medidas emergenciais que permitiram a sobrevivência do setor durante os meses mais duros da pandemia de covid-19. “É por isso que quero contar com os senhores para a defesa das pautas que são essenciais para a recuperação do setor agora, para que possamos voltar a gerar empregos em nosso país”, enfatizou.

Turismo na Ordem do Dia

Em sua participação no seminário realizado na Comissão de Turismo da Câmara, a diretora-executiva do SINDEPAT falou sobre a capacidade indutora de desenvolvimento do setor de parques nos destinos em que estão instalados. Entre os cases apresentados, estiveram o do Beach Park, no Ceará, e do Beto Carrero World, em Santa Catarina. “Um estudo realizado em Fortaleza mostrou que 50% dos turistas que chegam à cidade têm como motivação o Beach Park”, disse.

Carolina destacou o potencial de desenvolvimento do setor no Brasil, que tem seis dos dez parques aquáticos mais visitados da América Latina. Ela ressaltou a importância de segurança jurídica para que novos investimentos sejam realizados pelos parques já instalados, bem como para a possibilidade de entrada de novos competidores. “Quando falamos de atrações, que chamamos de equipamentos nos parques, falamos de valores de cerca de US$ 1 milhão, sem a carga tributária”, alertou. “Esses equipamentos são importados e conseguimos, só em 2019, a isenção do imposto de importação, que encarecia em mais 20% as aquisições, mas ainda seguimos com outros tributos federais, estaduais e municipais.”

A diretora do SINDEPAT citou também o case Serra Gaúcha e como os parques conseguiram driblar o problema da sazonalidade turística. “Mesmo durante a pandemia, vimos aberturas de parques e atrações na região”, lembrou, convidando os parlamentares a participarem da próxima edição do SINDEPAT Summit, principal evento do setor de parques e atrações, que será realizado em Gramado (RS) em 23 e 24 de março de 2022. Para assistir a apresentação do SINDEPAT no seminário, clique aqui.