Publicado em 08/02/2024
Organizada pela Frente Parlamentar Mista em Defesa do Turismo (Frentur), a mobilização pela manutenção do Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos e Turismo (PERSE) reuniu mais de 800 empresários, profissionais e lideranças do Turismo na Câmara dos Deputados na tarde de ontem (7/2), em Brasília. O presidente do Conselho de o SINDEPAT, Murilo Pascoal, a presidente executiva, Carolina Negri, a presidente da Adibra, Vanessa Costa, e dezenas de associados participaram da mobilizando, representando o setor de parques e atrações turísticas.
Antes da mobilização, realizada às 15h, os empresários visitaram gabinetes de parlamentares entregando materiais produzidos pelo movimento Fica PERSE, com argumentos e estatísticas que justificam a manutenção do programa. Autor do PERSE, o deputado Felipe Carreras, representando a Frentur, defendeu o programa e enfatizou sua importância para o desenvolvimento do turismo no Brasil, convidando outros parlamentares a apoiarem o movimento.
Durante a mobilização, a relatora do projeto que criou o PERSE no Senado, senadora Daniella Ribeiro, fez um apelo ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, afirmando que o PERSE é um avanço para o Brasil. “Eu faço um pedido ao presidente do País, ao presidente Lula. Eu não tenho dúvida alguma no que diz respeito à geração de emprego e renda, aqueles que produzem no Brasil, aqueles que fazem o País acontecer. Eu faço o pedido e peço também ao ministro Haddad por tudo que o PERSE representa para o Brasil. Eu não tenho dúvidas de que o Congresso Nacional vai continuar dando a resposta a tudo o que vem contra. O PERSE é um dos maiores e melhores programas, assim como Pronampe foi para o País. Então, gente, vamos continuar firmes como estivemos até agora.”
A deputada federal Renata Abreu, que foi relatora do projeto na Câmara, celebrou a sua aprovação. “Apertamos as mãos, e fomos juntos com vocês no sonho de aprovar um projeto que, acreditem, para quem está aqui na política, era impossível de ser aprovado. Um projeto que dá remissão, parcelamento de dívidas, que dá abatimento de dívidas tributárias, isenção por cinco anos, crédito para que a empresa conseguisse se restabelecer. E sabe quem fez a diferença na aprovação do PERSE? Vocês”, disse a deputada.
“Esse momento histórico de mobilização de vários segmentos de Turismo e Eventos nos deixa muito felizes. Estamos unidos em defesa do PERSE, que tem sido fundamental na recuperação do desastre que foi a pandemia. O setor somente sobreviveu devido ao PERSE”, diz o presidente do SINDEPAT, Murilo Pascoal. “Assumimos compromissos considerando o incentivo do PERSE. Para honrá-los, precisamos garantir as mesmas condições. São investimentos que representam empregos e, em muitos casos, em locais onde o Turismo é a única opção de geração de renda”, completa.
Manifesto
Na terça-feira (6), a CNC e as 33 entidades que compõem o Cetur, representando as empresas deste importante setor, lançaram um manifesto pela manutenção do PERSE para que este seja mantido em sua integridade, conforme o disposto na Lei nº 14.148/2021. O lançamento do manifesto aconteceu durante um encontro na sede da CNC, em Brasília. Após a mobilização, o manifesto reunia a assinatura de 305 deputados e 32 senadores.
Para acessar fotos da mobilização, clique aqui.
Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way