Notícias

Parque e Atrações Turísticas celebram 14ª edição do DNPD na próxima semana  

Publicado em 28/11/2024

 

Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas deve reunir ao menos 30 parques e atrações pelo Brasil

 

Na próxima semana, entre 2 e 6 de dezembro, parques e atrações do Brasil realizam mais uma edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas, o DNPD. Em sua 14ª edição, o DNPD é uma ação do Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), que convida seus associados a receberem gratuitamente pessoas com deficiências físicas e/ou intelectuais em seus parques e atrações para um dia de muita diversão, celebrando a inclusão, a diversidade e a alegria.

“Nossos parques e atrações são empreendimentos inclusivos e acessíveis, que capacitam cada vez mais seus colaboradores para o atendimento a pessoas com deficiências físicas e intelectuais”, diz a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. “Quando idealizamos o DNPD, nosso objetivo era mostrar que parques e atrações são ambientes inclusivos. Muitos deles realizam diversas outras ações com pessoas com deficiências ao longo do ano. No DNPD, nossa proposta é reunir parques de todo o Brasil para, na mesma semana, receberem gratuitamente esse público”, completa.

Com o apoio da Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra) e da Associação de Parques e Atrações da Serra Gaúcha (Apasg), o DNPD já beneficiou ao longo de suas 13 edições cerca de 200 mil pessoas. O SINDEPAT e as associações parceiras estimulam seus associados a participarem do movimento, convidando ONGs e entidades que atendem pessoas com deficiências a visitarem seus empreendimentos gratuitamente. “O DNPD é organizado antecipadamente. Nosso convite para os associados e as parcerias deles com as instituições são realizadas nas semanas anteriores ao DNPD. Na próxima semana, o que veremos nos parques e atrações é o resultado desse trabalho nos muitos sorrisos que serão entregues e nas memórias afetivas que serão construídas”, diz Carolina.

 

PROGRAMAÇÃO

Neste ano, mais de 30 parques espalhados por dez Estados brasileiros confirmaram participação no DNPD, totalizando mais de 12 mil pessoas beneficiadas. Realizado inicialmente em apenas um dia, o DNPD cresceu para uma semana para que mais parques e atrações pudessem aderir ao movimento. Agora, em sua 14ª edição, é cada vez mais comum que os empreendimentos se “apropriem” da ação, realizando o DNPD além das datas sugeridas, em mais de um dia da semana proposta ou mesmo com eventos adicionais, além da visitação oferecida.

Esse é o caso das atrações do Grupo Cataratas, como o AquaRio e o BioParque do Rio, no Rio de Janeiro, que realizarão novamente apresentações artísticas de grupos formados por pessoas com deficiências, como o Dancing Down e o Sirius Inclusão, ambos de dança. O AquaRio e o BioParque terão programação dos dias 1º a 8 de dezembro, além das ações no Paineiras Corcovado, também no Rio, e no Marco das Três Fronteiras, em Foz do Iguaçu (PR). Quem também terá programação estendida são o Oceanic Aquarium e o Aventura Jurássica, ambos em Balneário Camboriú (SC), que receberão os grupos do DNPD de 4 a 6 de dezembro. No Wet´n Wild, em Itupeva (SP), o DNPD será realizado uma semana depois, de 10 a 13 de dezembro.

Como nas edições anteriores, sempre há espaço para parques estreantes. É o caso do Guapi Parque das Águas, em Guapimirim, na região metropolitana do Rio de Janeiro. Associado SINDEPAT desde o ano passado, o parque aquático participa pela primeira vez do DNPD no próximo dia 5. Em Bonito (MS), a atração Nascente Azul participou pela primeira vez do DNPD no ano passado, mas foi um dos primeiros a confirmarem a realização na edição 2024. “No ano de 2023 tivemos a primeira participação da Nascente Azul no DNPD. Foi emocionante e lindo ver a alegria de todas as crianças e adultos que participaram conosco. Para este ano, estamos bastante entusiasmados para mais uma ação importantíssima, que visa despertar na sociedade e nos empresários a consciência de sempre olhar para o próximo, promovendo a igualdade", afirma o gerente comercial da Nascente Azul, Carlos Eduardo Trindade.

 

Confira os parques e atrações confirmados para o 14º DNPD:

 

Alles Park – Pomerode (SC)

Alpen Park – Canela (RS)

AquaRio – Rio de Janeiro (RJ)

Aventura Jurássica – Balneário Camboriú (SC)

Beach Park – Aquiraz (CE)

Beto Carrero World – Balneário Penha (SC)

BioParque do Rio – Rio de Janeiro (RJ)

Blue Park Foz – Foz do Iguaçu (PR)

Bondinhos Canela – Canela (RS)

FG Big Wheel – Balneário Camboriú (SC)

Guapi Parque das Águas – Guapimirim (RJ)

Hot Beach Olímpia – Olímpia (SP)

Hot Park – Rio Quente (GO)

Magic City – Suzano (SP)

Marco das Três Fronteiras – Foz do Iguaçu (PR)

Mauricio de Sousa Produções – São Paulo (SP)

Nascente Azul – Bonito (MS)

Oceanic Aquarium – Balneário Camboriú (SC)

Parque Bondinho Pão de Açúcar – Rio de Janeiro (RJ)

Parque Caminhos do Mar – São Bernardo do Campo (SP)

Parque Capivari – Campos do Jordão (SP)

Parque da Mônica – São Paulo (SP)

Parque do Cristo – Poços de Caldas (MG)

Parque Nacional do Iguaçu – Foz do Iguaçu (PR)

Parque Unipraias – Balneário Camboriú (SC)

Parque Vila Velha – Ponta Grossa (PR)

Playcenter Family Aricanduva – São Paulo (SP)

Playcenter Family Grand Plaza – Santo André (SP)

Pop Haus – São Paulo (SP)

Turismo Itaipu – Foz do Iguaçu (PR)

Valparaíso Adventure Park – Paço do Lumiar (MA)

Wet´n Wild – Itupeva (SP)

 

Sobre o DNPD

Realizado anualmente desde 2010, o DNPD ocorria inicialmente em apenas um dia, próximo a 3 de dezembro, quando se celebra o Dia Mundial da Pessoa com Deficiência, estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU). Para que mais parques e atrações pudessem participar da ação, o movimento foi ampliado de um dia para uma semana de realização. Cada parque ou atração escolhe um dia da semana para promover a ação, que em 2020 não foi realizada por conta da pandemia.  O movimento de inclusão tem em sua logomarca o personagem Luca, cadeirante que integra a Turma da Mônica, doado pelo cartunista Mauricio de Sousa para o DNPD. 

 

Sobre o SINDEPAT

Fundado em 2003, o SINDEPAT é uma associação sem fins lucrativos, que reúne os principais parques e atrações turísticas do Brasil, representando e defendendo os interesses do setor junto aos Poderes Legislativo e Executivo, imprensa e mercado. O objetivo é estabelecer bases sólidas para o contínuo crescimento dos negócios, reforçando a importância dos parques e atrações para o turismo nacional. Os associados SINDEPAT são, em muitos destinos, âncoras do desenvolvimento econômico e social. O setor responde por mais de 180 mil empregos (diretos e indiretos) e tem estimativa de movimentar 128 milhões de visitantes anuais (2o Panorama Setorial de Parques, Atrações e Entretenimento - Sindepat/Adibra/Noctua).

 

Para fotos da edição 2023 do DNPD,  clique aqui.

 

últimas Notícias

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way