Notícias

Parques e atrações comemoram realização do 11º DNPD

Publicado em 13/12/2021

Celebrações do Dia da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas ocorreu em mais de 20 parques de oito Estados

 

A semana passada foi marcada pela realização da 11ª edição do Dia Nacional da Pessoa com Deficiência em Parques e Atrações Turísticas (DNPD). Interrompida somente no ano passado, por conta da pandemia de Covid-19, a ação é realizada anualmente em dezembro. Os objetivos são a reflexão e a conscientização para a inclusão, assegurando o direito à diversão para todos os públicos, de qualquer idade. O Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas (SINDEPAT), em parceria com a Associação Brasileira de Parques e Atrações (Adibra), convida seus associados a participarem da ação, abrindo suas portas para instituições que trabalham com pessoas com deficiências.

“O DNPD é uma das ações sociais desenvolvidas pelo SINDEPAT da qual nos orgulhamos muito, porque é uma oportunidade, para muitos, de conhecerem os parques pela primeira vez. Sempre é uma data carregada de emoção”, diz o presidente do SINDEPAT, Murilo Pascoal. Neste ano, mais de 20 parques e atrações turísticas aceitaram o convite para participar do DNPD, recebendo cerca de 10 mil participantes, entre pessoas com deficiências e seus acompanhantes, de mais de 60 instituições, em pelo menos oito Estados brasileiros.

Na edição deste ano, houve grande número de parques e atrações participando pela primeira vez, como a FG Big Wheel, roda-gigante de Balneário Camboriú (SC), que completou seu primeiro aniversário na semana do evento, a Turismo Itaipu (PR) e o Tauá Atibaia (SP). A ação contou com a participação de quatro instituições da região de Balneário Camboriú, na FG Big Wheel, que recebeu também a presidente do Conselho Municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência, representando também o Instituto Catarinense de Esportes para Deficientes, Gévelyn Almeida. “Foi extremamente importante fazer esse passeio e ter um empreendimento em Balneário Camboriú com total acessibilidade, segurança e autonomia para transitar. Que possamos trabalhar mais contextos inclusos como esse”, disse.

No Ceará, o Beach Park também contou com o apoio do Departamento de Inclusão de Aquiraz, município em que está localizado, para realizar o DNPD, recebendo cerca de 300 pessoas com deficiências e seus acompanhantes no último dia 7. A Secretaria de Esporte e Lazer do Estado do Maranhão foi parceira do Valparaíso Adventure Park na escolha das seis instituições que participaram do DNPD, reunindo mais de 400 convidados, entre elas a Associação dos Surdos do Maranhão (ASMA), a Associação Paradesportiva do Maranhão e a Associação de Mulheres e Mães de Autistas do Estado.

 

Experientes

Houve estreantes, entre os parques e atrações que participaram do DNPD 2021, mas também muitos parques que se engajam na ação desde seu início, como o Wet´n Wild, de Itupeva (SP), que recebeu duas mil pessoas neste ano, e o Parque Unipraias, em Balneário Camboriú (SC), que abriu suas portas para 400 pessoas com deficiência e seus acompanhantes. “O Parque Unipraias participou de todas as edições e é uma alegria receber a 11ª edição do DNPD. Mais do que proporcionar momentos de alegria às pessoas com deficiência e participar dessa iniciativa, juntamos os esforços dos nossos colaboradores e sociedade para sensibilizar que o acesso ao lazer e à diversão é um direito de todos”, diz o diretor do parque, Evódio João de Souza.

Para a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri, o DNPD 2021 superou as expectativas. “Estávamos um pouco apreensivos em relação ao sucesso da ação porque, apesar da vacinação, entendemos que a pandemia ainda é uma grande preocupação e estamos atentos a isso”, explica. “No entanto, assim que fizemos o convite para que nossos associados participassem do DNPD, tivemos um engajamento muito rápido de boa parte deles, nos mostrando que estavam prontos para receber esse público tão especial”, comemora. “Os parques e as atrações turísticas são para todos e, no momento em que falamos da recuperação do turismo, as pessoas com deficiências são parte do público incluído nessa retomada. Era essencial promover o DNPD 2021”, conclui.

Para ver mais fotos da ação, clique aqui.  

últimas Notícias

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way