Publicado em 30/11/2023
Promovido pela Adit-Brasil, evento reuniu ontem cerca de 250 participantes em São Paulo
Realizado ontem (29/11) em São Paulo, o IMOBTUR – Seminário sobre Meios de Hospedagem, Aluguel por Temporada e Empreendimentos Imobiliário-Turísticos, promovido pela Adit-Brasil, colocou os parques no centro dos debates no painel “Parques como âncoras de empreendimentos de hospitalidade”. O painel contou com a presença dos CEOs da Aviva, Alessandro Cunha, representando o Rio Quente Resorts (GO) e a Costa do Sauípe (BA), e do Grupo Ferrasa, Sérgio Ney Padilha, do Hot Beach Olímpia (SP).
A moderadora do debate, Fabiana Leite, da RCI, abriu o painel apresentando dados do Panorama Setorial de Parques, Atrações e Entretenimento, lançado no SINDEPAT Summit, em março deste ano (clique aqui para acessar). Segundo o estudo, que identificou 63 novos projetos, 40% deles incluem a hospitalidade, com destaque para a multipropriedade e o time-sharing.
O debate foi iniciado pelo CEO do Hot Beach Olímpia, que destacou a relevância dos parques e do turismo para a transformação da cidade. “Em 1990, Olímpia era uma cidade com evasão de jovens. As pessoas saíam de lá para estudar e especialmente para trabalhar”, contou. “Hoje o desemprego é zero e invertemos o fluxo, atraindo jovens para trabalhar no turismo”, enfatizou, contando a história do parque aquático Thermas dos Laranjais, inicialmente um clube, e a instalação do primeiro hotel de turismo da cidade, em 2003, com apenas 24 apartamentos. Hoje, somente o complexo Hot Beach Olímpia conta com mais de 1,2 mil apartamentos e têm outros 800 em construção no Hot Beach You, segundo empreendimento multipropriedade do grupo.
Sérgio Ney destacou ainda a importância do parque aquático do grupo, inaugurado em 2018, e os investimentos de R$ 22 milhões realizados ao longo deste ano. “Realizamos esses investimentos em ampliação de áreas, em equipamentos para o público infantil no parque aquático”, disse. “A verdade é que parque não é brincadeira. É para brincar, mas esse negócio não é brincadeira”, afirmou. Segundo ele, 73% dos visitantes do parque aquático são hóspedes do grupo.
Costa do Sauípe e Hot Park
Para o CEO da Aviva, a construção do parque aquático em Sauípe poderá representar a terceira onda do turismo na Bahia. “A primeira veio com a instalação do primeiro ecoresort na Praia do Forte; depois tivemos a Costa do Sauípe, no ano 2000, que atraiu diferentes redes hoteleiras para o Estado. Agora veremos uma terceira onda de incremento no turismo baiano com a inauguração do nosso parque aquático”, acredita. O parque aquático começa a ser construído no próximo ano e a previsão é de conclusão em 36 meses.
Para 2024, Alessandro Cunha anunciou investimentos de R$ 250 milhões, que incluem o retrofit na Costa do Sauípe e o início da construção do parque aquático do complexo. “É importante ressaltar que esses investimentos só são possíveis graças ao PERSE (Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos e Turismo), que permitiu a recuperação dos empregos e dos investimentos no pós-pandemia”, disse.
O CEO da Aviva destacou que o Hot Park deve receber 1,5 milhão de visitantes neste ano, sendo cerca de 800 mil hóspedes do complexo e o restante day users. “O parque é fundamental para complementar a experiência do visitante, para aumentar a permanência dele e também possibilita o aumento da diária média”, completou.
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