Notícias

Representante da ONU Turismo apresenta Declaração de Glasgow em Comitê de Sustentabilidade Adibra & Sindepat

Publicado em 06/03/2025

A Declaração de Glasgow, um dos pilares do Programa One Planet, da Organização das Nações Unidas (ONU), foi o tema da última reunião do Comitê de Sustentabilidade Adibra & Sindepat, realizada no final de fevereiro. A coordenadora do Programa na ONU Turismo, Virgínia Fernandez-Trapa, foi convidada a falar sobre os três pilares do One Planet, com ênfase na Declaração de Glasgow.

“Trata-se de um pacto voluntário de empresas e instituições que podem aderir à Declaração comprometendo-se em adotar ações de combate às mudanças climáticas”, explicou. Embora o Turismo seja responsável, segundo Virgínia, por cerca de 8,8% das emissões, é fundamental o engajamento da iniciativa privada e do setor público na redução e possível eliminação ou compensação dessas emissões.

A Declaração de Glasgow é um compromisso (https://www.unwto.org/the-glasgow-declaration-on-climate-action-in-tourism) de empresas e instituições com medidas práticas de combate às mudanças climáticas, como a reciclagem de resíduos, a utilização de meios de transportes alternativos e a neutralização das emissões de carbono ou sua compensação, após inventariadas. “A Sustentabilidade tem papel protagonista em nossa agenda. Os parques e atrações associados ao Sindepat já adotam uma série de ações de impacto positivo e queremos mostrar e ampliar esse trabalho realizado, porque ele pode fazer a diferença”, disse o presidente do Conselho do Sindepat na abertura da reunião, Pablo Morbis.

Único parque/atração signatário da Declaração de Glasgow até fevereiro, o Grupo Cataratas participou da reunião, por meio do depoimento da gerente de Sustentabilidade do grupo, Talita Uzeda. “A gestão da sustentabilidade começou a ser trabalhada em questões como o descarte correto dos resíduos e outros aspectos mais físico e as emissões ficaram em segundo plano, mas não há mais tempo para isso”, disse. “Especialmente quando nosso negócio depende diretamente das questões climáticas”, completou, alertando sobre as inundações enfrentadas pelo Rio Grande do Sul no ano passado, entre outros eventos.

A Declaração de Glasgow já reúne mais de 900 signatários, segundo a coordenadora do programa na ONU Turismo, que destacou a necessidade de aprendermos juntos. “Economizamos recursos ao compartilhar experiências e práticas”, ao falar sobre alfabetização climática e seus cinco passos: medir, descarbonizar, regenerar, colaborar e financiar.  

A presidente executiva do Sindepat, Carolina Negri, anunciou que o Sindepat também assinaria a Declaração de Glasgow, assumindo compromissos como a realização do Sindepat Summit, o principal evento do setor de parques e atrações do Brasil, como evento carbono neutro; estimulando os parques e atrações a aderirem à Declaração; e ampliando os debates sobre o tema em outros espaços, além do Comitê de Sustentabilidade.  

 

últimas Notícias

SINDEPAT – Sistema Integrado de Parques e Atrações Turísticas

Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way