Publicado em 20/06/2022
Evento criado pela WLSL ocorrerá dia 23 em vários países simultaneamente
No próximo dia 23, cinco parques aquáticos brasileiros associados ao SINDEPAT participarão da “Maior Aula de Natação do Mundo”. O evento, em sua 13ª edição, é idealizado pela organização World´s Largest Swimming Lesson (WLSL) anualmente com o propósito de conscientizar a população sobre a importância de saber nadar. Na data, parques aquáticos, hotéis, clubes, escolas de natação e outros empreendimentos com piscinas de diferentes locais do mundo participarão da aula, mobilizando milhares de pessoas.
“Sabemos que ninguém aprende a nadar com apenas uma aula de natação, mas convidamos nossos associados a participarem do evento por entender a importância da conscientização sobre aprender a nadar, especialmente na infância”, diz a presidente executiva do SINDEPAT, Carolina Negri. Segundo dados da WLSL, idealizadora do evento, o afogamento é a principal causa de mortes acidentais de crianças até 14 anos.
Para participar do evento, os parques aquáticos cadastraram-se antecipadamente no site da organização, como anfitriões, e comprometeram-se a cumprir uma série de normas relacionadas ao ambiente do evento e à qualificação dos profissionais que ministrarão as aulas. A aula tem duração de meia hora e deve ser fotografada e/ou gravada, realizada em horário definido pelo anfitrião, no dia 23.
“Vemos essa ação como um movimento voltado principalmente para a conscientização de pais e cuidadores de crianças sobre a importância de aprender a nadar. Nossos associados têm a segurança como princípio fundamental de suas operações e, ensinar a nadar, é uma forma de reduzir riscos, ampliando, consequentemente, a segurança”, avalia Carolina. O público do evento é formado por crianças com entre 4 e 12 anos.
PARTICIPANTES
Juntos, os cinco parques associados ao SINDEPAT que participarão da aula de natação devem receber cerca de 1,5 mil crianças das comunidades em que estão inseridos. Integrante do movimento há várias edições, o Beach Park (CE) espera receber 900 crianças, em sua maior participação no evento.
“A natação é uma habilidade vital para salvar vidas e ficamos muito honrados em poder contribuir para esse grande evento. Nosso objetivo é poder oferecer uma aula de natação para crianças que não conhecem as técnicas do esporte ou de como ficar seguros dentro d’água. As pesquisas mostram que afogamentos de crianças podem ser evitados em até 88% dos casos com aulas formais de natação”, diz a gerente de Sustentabilidade do Beach Park, Raissa Bisol.
Entre os parques que participam pela primeira vez estão o Hot Beach Olímpia, no interior paulista, o Blue Park Foz, no Paraná, e o Valparaíso Adventure Park, no Maranhão. Participa ainda da 13ª edição da Maior Aula de Natação do Mundo o Wet´n Wild, também de São Paulo. O evento reúne participantes em mais de 20 países.
Mais informações e números das edições anteriores estão disponíveis no site da organizadora, o www.wlsl.org.
Sindepat - Todos os direitos reservados. Desenvolvido por MW Way